scorecardresearch ghost pixel



Inimigas do bom churrasco! 5 carnes duras para manter longe da churrasqueira

Algumas carnes são mais duras e devem ser evitadas no seu churrasco. Entenda por quais motivos você deve evitar a escolha delas.



Com um pouco de planejamento e conhecimento, você pode preparar um churrasco delicioso com carnes macias e saborosas. Mas, para não errar, é importante saber quais são as carnes mais duras que não combinam com esse momento tão tradicional. Veja quais você deve evitar!

Leia mais: Mestre churrasqueiro: 6 cortes perfeitos para o melhor domingo de churrasco

Alguns cortes de carne não são ideais para churrasco, pois podem ficar duros e menos suculentos. Cinco desses cortes são os que merecem mais a sua atenção. Por mais que possam ser opções mais econômicas, não vale a pena arriscar! Então, fique de olhe para garantir o churrasco perfeito.

Acém (Foto: BDMcintosh / Getty Images)

Carnes mais duras que não combinam com churrasco

Seja qual for a sua escolha, o preparo e o corte adequados podem influenciar significativamente a textura e o sabor de qualquer carne. Por isso, fugir das mais duras é uma boa estratégias. As carnes que você deve evitar são: acém, músculo, patinho, lagarto e paleta. Entenda os motivos:

1. Acém: o corte fica localizado na parte dianteira do boi, é fibroso e requer preparo lento para amaciar. Não combina com o tipo de preparo do churrasco.

2. Músculo: por ter uma natureza muscular, é melhor utilizado em cozidos e assados lentos. Assim como o acém, não dá certo com o churrasco, pois não alcance a suculência necessária.

3. Patinho: apesar de magro, pode ser resistente ao calor direto da churrasqueira. É um corte bovino com pouca gordura e bastante tecido conjuntivo, o que deixa a peça mais rígida se grelhada ou assada na churrasqueira. Opte por cozimentos longos em fogo baixo para amolecer a carne e realçar seu sabor.

4. Lagarto: uma carne magra e longa, precisa geralmente de marinado para amaciar antes de ser grelhado. Utilize ingredientes como vinagre, suco de limão, azeite e ervas aromáticas nesse processo. Mas, se possível, evite no seu churrasco, pois o resultado pode ser diferente daquilo que você espera.

5. Paleta: localizada na parte dianteira do animal, é menos macia. Também não combina com o churrasco, pois pode ter uma textura ruim ao paladar.

Por isso, com essas dicas, você não vai mais errar no seu churrasco. Lembre-se que as carnes duras podem ser deliciosas quando preparadas da maneira correta. Opte por métodos de cozimento que as deixem macias e saborosas, e evite colocar na churrasqueira se não quiser correr o risco de ficarem duras e secas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário