scorecardresearch ghost pixel



Mais proteção: usuário do Gov.br terá que realizar nova autenticação no app

Governo federal anuncia verificação em duas etapas para proteger os milhões de usuários do sistema.



O usuário que atualizar o aplicativo Gov.br a partir desta terça-feira (20) terá que realizar uma verificação de suas etapas para acessar os serviços. O governo federal anunciou que a plataforma irá gerar um código de acesso sempre que houver uma nova autenticação, evitando o envio de notificações push e trazendo mais segurança.

Leia mais: Faz mal deixar o celular carregando a noite toda? Veja se seu sono está em risco

Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o reforço na segurança visa proteger os mais de 150 milhões de cidadãos que utilizam a ferramenta.

“Esta funcionalidade foi implantada no ano passado para aumentar a segurança dos mais de 150 milhões de brasileiros que possuem uma conta no Gov.br Esta mudança é para simplificar o uso da verificação em duas etapas, para que mais pessoas usem e evitem acessos indevidos”, explicou o secretário de Governo Digital do Ministério da pasta, Rogério Mascarenhas.

Aproximadamente 9 milhões de brasileiros já utilizam o recurso atualmente.

A plataforma do Gov.br é um sistema que unifica e simplifica o acesso dos brasileiros a mais de 4 mil serviços digitais do governo federal, como a Carteira Digital de Trânsito, a Declaração do Imposto de Renda e o Meu INSS. Por meio dele, também é possível renegociar dívidas pelo Desenrola Brasil e comunicar ocorrências pelo Celular Seguro.

Quem se inscreveu na primeira edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), chamado de “Enem dos Concursos”, também precisou criar uma conta no sistema. As inscrições para as vagas em dezenas de órgãos e autarquias terminaram no dia 9 de fevereiro.

Como realizar a verificação

O usuário que já tem o aplicativo instalado no celular deve acessar a opção “Segurança da Conta”, em seguida clicar em “Verificação em duas etapas”, depois em “Habilitar”. A cada novo acesso ao Gov.br, será gerado um código para confirmar a identidade de quem está tentando acessae.

“Estamos alinhados ao que de melhor tem sido feito em termos de segurança da informação, justamente para evitar fraudes e golpes. Recomendamos a todos os brasileiros utilizarem a Verificação em Duas Etapas, é mais uma camada de segurança para os seus dados”, afirmou Mascarenhas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário