scorecardresearch ghost pixel



Faz mal deixar o celular carregando a noite toda? Veja se seu sono está em risco

Entenda se o hábito de carregar o celular na hora de dormir é realmente seguro ou não. Saiba as recomendações para que sua bateria dure mais.



Simbolicamente falando, o celular é quase que um componente humano. Ele é o dispositivo mais importante da nossa rotina cada vez mais digital. Entre suas funcionalidades, podemos conversar com outros contatos em lugares distantes, tirar fotos, navegar pelas redes e cuidar das nossas finanças diretamente na tela.

Veja também: Bateria baixa e sem energia? 4 formas práticas de carregar o celular sem luz

Assim sendo, tamanha responsabilidade associada ao eletrônico faz com que, consequentemente, ele tenha que estar quase o tempo todo com a carga cheia. Em um dos períodos que podemos deixar ele um pouco de lado, que é durante o sono, é comum que os usuários mantenham seus celulares carregando durante longos períodos enquanto estão adormecidos. Afinal, esse hábito é seguro?

É seguro deixar o celular carregando na hora de dormir?

Um dos debates envolvendo o hábito de carregar o celular durante a noite está na possibilidade do carregamento prolongado causar estragos na sua bateria.

Afinal, considerando que os celulares modernos geralmente não demoram mais de duas horas para serem carregados, ele não precisaria ficar tanto tempo conectado à tomada durante um período desnecessário.

Por sua vez, falando das recomendações gerais, tal ato pode desencadear no envelhecimento das baterias de íons de lítio, reduzindo assim a sua capacidade de carga e o desempenho da bateria. Em especial, caso elas estejam sobrecarregadas, há riscos de seguranças envolvendo superaquecimento da bateria e incêndio.

Felizmente, a tecnologia é nossa aliada e os celulares atuais acompanham, em sua maioria, recursos que interrompem, de forma automática, o carregamento após os dispositivos chegarem na faixa dos 100%. Assim sendo, as chances de realmente acontecer um incêndio são muito baixas. Sob o mesmo ponto de vista da segurança, certifique-se de estar usando o carregador original. As informações são do site The Conversation.

Qual é a recomendação?

Ainda consoante a publicação do The Conversation, o ideal é que os usuários carreguem a bateria até 80% e não deixem que ela caia para uma porcentagem abaixo de 20%. Limitar os ciclos de recarga, que vão de 0% até 100%, faz com que o celular tenha uma vida útil maior.

Ademais, para facilitar a vida dos consumidores, os celulares mais modernos incluem funcionalidades para atrasar o carregamento em mais de 80%. Verifique a situação nas suas configurações.
Dicas extras para que sua bateria dure mais

Paralelamente, existem muitos hábitos que podem ser prejudiciais para a saúde da bateria. Não mantenha o seu celular em ambientes de alta temperatura. Evite carregar enquanto o aparelho estiver exposto ao sol. Como citado anteriormente, use sempre o carregador original para garantir que o fornecimento de energia seja adequado.

Por fim, se você notar que o seu celular está muito quente, procure assistência técnica para um especialista verificar a situação com mais detalhes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário