scorecardresearch ghost pixel



O certo é ‘Atrás’ ou ‘Atraz’? Parece fácil, mas muita gente ainda erra

Melhore o seu português ao saber diferenciar a escrita de algumas palavras. Verifique a forma correta de escrita entre “atrás” e “atraz.”



Frequentemente, a fonética semelhante das letras no português pode ocasionar erros na hora da escrita de uma palavra. Reservadamente, a Língua Portuguesa gera confusões em relação aos sons ‘S’ e ‘Z’, assim como ‘X’ e ‘CH’.

Veja também: Qual o plural da palavra ‘bênção’? Parece fácil, mas muita gente ainda erra

Diante disso, uma das dúvidas mais comuns entre os falantes do idioma refere-se à escrita correta das palavras. A dúvida pode ser, inclusive, uma só letra na estrutura da palavra. Um exemplo é a comparação entre “atrás” e “atraz”. Qual seria a forma adequada?

Dúvidas comuns do português: atrás ou atraz?

Existem alguns casos em que ambas as palavras revisitadas podem existir no português analogamente. No entanto, não é o caso desse comparativo em específico. A palavra “atraz” não existe no dicionário. Portanto, ela está errada. Desse modo, o que nos resta é o seu rival atrás. Vamos para o seu significado.

Atrás é um advérbio de lugar empregado para indicar algo ou alguém na parte de trás, ou ainda uma situação que aconteceu no passado. Bem simples, não é? Veja:

  • O carregador do seu celular está atrás da sua mochila;
  • Você ficou atrás de mim na corrida de ontem;
  • O corredor brasileiro chegou atrás de três concorrentes.

Qual a razão da confusão?

A princípio, é provável que o que ocasiona a dúvida entre atrás e atraz seja o verbo trazer, que é escrito com z. Trazer, por sua vez, é um verbo transitivo direto e bitransitivo que significa transportar algo. Em outras palavras, significa levar algo ou alguém de um lugar para outro. É um indicador de movimento.

Repare nos exemplos:

  • Você pode trazer sua mochila para dormir na minha casa;
  • Eu trouxe o lanche para a aula de hoje;
  • Nós trouxemos aquele doce que você pediu.

Devido à complexidade da Língua Portuguesa, é crucial conhecer a forma correta das palavras, a fim de manter um bom desempenho em questões que envolvem a escrita.

Uma estratégia eficaz para isso é manter um dicionário sempre por perto, explorando suas páginas regularmente. Além disso, consultar um dicionário de sinônimos pode ser muito útil em caso de dúvidas, ajudando a encontrar palavras alternativas. Continue estudando!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário