Em uma pesquisa recente, a Finlândia foi eleita como o país mais feliz do mundo. Como a busca pela felicidade é algo recorrente por todo o globo, um psicólogo finlandês resolveu desvendar esse mistério. O objetivo é o de ajudar as pessoas a encontrarem a felicidade a partir de três princípios básicos.
Leia mais: 5 hábitos simples para aumentar o hormônio da felicidade: comece hoje!
Senso de comunidade e relacionamento
Em entrevista ao CNBC Mke It, o psicólogo Martela apontou que o senso de comunidade é o primeiro pilar na busca sólida pela felicidade. Por isso, “Ter pessoas ao seu redor que se preocupam com você e com quem você também se preocupa é um fator de contentamento. Felizmente, isso é verdade mesmo em condições materiais muito difíceis”.
Igualmente, o psicólogo também aponta que é possível encontrar esse senso de pertencimento a uma comunidade também fora do núcleo família mais próximo. Isso pode ser alcançado a partir de saídas com amigos, visitas a familiares, assim como ao se conectar com outras pessoas por meio de atividades divertidas.
Fazer boas ações
Olhar para a necessidade do próximo também é um pilar fundamental para a construção de uma sociedade mais feliz. Prova disso é que um estudo da Ohio State University aponta que pessoas que praticam atos de bondade tem maior sensação de satisfação e felicidade com a vida. A mesma pesquisa coloca as pequenas iniciativas como um meio de atingir essa felicidade. Nesse sentido, um elogio a um familiar ou o auxílio a um colega, por exemplo, pode ser uma ferramenta do ser feliz.
Nesse sentido, Martela aponta que ao ajudar alguém, ou seja, quando se tem um impacto positivo nos outros, a felicidade e o senso de significado aumentam. “Em situações de crise, as oportunidades de ajuda mútua são normalmente muitas e isso também colabora para construir um senso de solidariedade”, completa.
Propósito claro para si mesmo
Talvez este seja o pilar mais difícil desta lista com foco no encontro da felicidade. Mas uma forma de encontrar um propósito para si mesmo é a simples elaboração de uma lista com situações que trazem felicidade.
Por fim, o psicólogo aponta que, ao ter um propósito forte, é mais fácil superar os momentos mais difíceis. “Concentrar-se na mudança é uma fonte óbvia de propósito que poderia animar a pessoa e ajudar a encontrar significado na sua situação atual”, finaliza.