scorecardresearch ghost pixel



Qual a melhor forma de guardar as bananas? Não é na geladeira

Descubra como armazenar bananas da maneira correta e por que a geladeira pode não ser a melhor opção. Saiba mais.



Não é na geladeira que as bananas devem encontrar seu lar temporário antes de irem parar no estômago. Entender a forma correta de armazenar essas frutas amarelas pode ser um verdadeiro diferencial na cozinha.

Veja também: 4 frutas em extinção que apenas uma pequena parcela da população saberá o sabor

Afinal, quem nunca se deparou com bananas passando do ponto ou perdendo seu charme antes da hora? Agora, chega de suspense: descubra o porquê de a geladeira não ser o lugar ideal para elas e como fazer para que durem mais, mantendo suas propriedades intactas.

Guardas bananas na geladeira, pode?

Primeiramente, vamos falar sobre por que as bananas e a geladeira não formam um par perfeito. A geladeira é uma aliada para muitos alimentos, mas para as bananas, ela pode ser uma verdadeira vilã.

Uma das principais razões é o escurecimento acelerado da casca, que ocorre devido às baixas temperaturas. Além disso, essa prática pode levar à perda de sabor e aroma, tornando a fruta menos apetitosa. A diminuição da vida útil também entra na lista de motivos para manter as bananas fora do frio, pois o ambiente gelado pode interferir no processo natural de amadurecimento da fruta.

Qual a melhor forma de guardar as bananas? Não é na geladeira!

Agora, a pergunta que não quer calar: como armazenar as bananas da maneira correta? A chave para a conservação ideal está em mantê-las em um ambiente fresco e arejado.

Pendurar as bananas em um suporte específico ou simplesmente deixá-las em um cesto na bancada da cozinha pode fazer milagres pela durabilidade delas, sem contato com outras frutas como maçãs, peras, pêssegos, melões, kiwi e abacates, pois essas frutas também produzem etileno, e aceleram o processo de decomposição.

A separação das bananas do cacho também é uma dica valiosa, pois ajuda a retardar o processo de amadurecimento. Para aqueles momentos em que já estão maduras demais, uma solução prática é descascá-las, cortá-las e congelá-las em sacos herméticos para uso futuro em vitaminas ou receitas.

Como conservar e aproveitar suas bananas

Finalmente, além do armazenamento adequado, há outras maneiras de aproveitar ao máximo as bananas. Uma dica de ouro é envolver o topo do cacho com plástico filme, uma estratégia que ajuda a bloquear os gases que aceleram o amadurecimento.

Outra sugestão é ficar de olho no estágio de maturação das bananas e utilizá-las de acordo com suas preferências em diferentes receitas, desde smoothies até bolos. Assim, armazenar corretamente não só aumenta a vida útil da fruta mas também garante que seu sabor e nutrientes sejam aproveitados ao máximo.

Mais dicas de conservação das bananas:

  • Evite que as bananas tenham contato com a luz solar direta e o calor, isso acelera o amadurecimento;
  • Congele as bananas maduras descascadas e cortadas, você pode fazer sorbet, smoothies, outras sobremesas;
  • As bananas maduras, use-as para fazer receitas de sucesso como pães, muffins, biscoitos, panquecas, bolos, waffles, etc. Aproveite sua fruta!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário