scorecardresearch ghost pixel



Sua herança é portuguesa se você tiver um destes 50 sobrenomes

Se seu sobrenome está nesta lista, seu DNA carrega a herança da terra lusitana.



Desde os primórdios da colonização do Brasil pelos portugueses, a influência desse país europeu se entranhou profundamente na história, cultura e até mesmo nos nomes dos brasileiros.

Leia também: Você pode ser da realeza e não sabe: 6 sobrenomes vindos de famílias ricas

Embora o país tenha identificação colonial com outras nações que também vieram para cá, como Holanda, Alemanha e Itália, a forte relação entre Brasil e Portugal ao longo dos séculos deixou um legado notável, refletido em diversos aspectos da vida cotidiana, incluindo os sobrenomes que carregamos.

Para muitos brasileiros, a descoberta de suas raízes portuguesas pode ser tão simples quanto analisar o próprio sobrenome. A presença de determinadas denominações de família pode indicar uma ligação direta com Portugal, traçando um caminho genealógico até esse país europeu.

Sobrenomes de origem portuguesa usados no Brasil

A diversidade de sobrenomes no Brasil é espantosa, devido ao grande número de culturas que foram se encontrando nestes solos ao longo dos séculos. Temos o costume de agregar pelo menos dois nomes de família, e algumas vezes eles têm origens diferentes.

No entanto, com base em registros históricos e genealógicos, compilou-se uma lista dos 50 sobrenomes mais comuns em Portugal, muitos dos quais também se tornaram populares no Brasil.

Esses sobrenomes servem como um elo entre as duas nações, testemunhando a longa história de interação e intercâmbio entre os povos.

Dentre os sobrenomes que podem denotar uma ascendência portuguesa, destacam-se:

Barbosa, Nascimento, Machado, Melo, Castro, Moura, Jesus, Abreu, Aguiar, Azevedo, Campos, Cunha, Domingues, Fonseca, Freitas, Miranda, Ramos, Reis, Lima, Andrade, Silva, Santos, Pereira, Ferreira, Costa, Oliveira, Rodrigues, Martins, Fernandes, Sousa, Gonçalves, Gomes, Lopes, Carvalho, Ribeiro, Pinto, Marques, Almeida, Alves, Teixeira, Dias, Monteiro, Correia, Moreira, Mendes, Vieira, Cardoso, Soares, Nunes e Rocha.

Para muitos descendentes de portugueses, reconhecer a origem de seus sobrenomes é mais do que uma simples curiosidade, pode também abrir portas para a obtenção da cidadania portuguesa e uma conexão mais profunda com suas raízes ancestrais.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário