scorecardresearch ghost pixel



Todo cuidado é pouco: 10 dicas para deixar seu WhatsApp à prova de hackers

Conheça estratégias para garantir a privacidade e segurança das suas conversas no WhatsApp.



O WhatsApp é uma ferramenta amplamente utilizada para comunicação instantânea, e embora conte com criptografia de ponta a ponta, ainda existem riscos relacionados à segurança das mensagens.

Leia também: Enfim, paz! WhatsApp lança função que coloca um fim à gente chata

Para te ajudar a evitar preocupações e auxiliar na proteção das suas conversas, o Edital Concursos preparou dez dicas essenciais, confira abaixo.

1. Opte sempre em usar o app oficial: confirme a origem antes de baixar

Baixe o WhatsApp apenas nas lojas oficiais (Play Store para Android e App Store para iOS) e confira se o fabricante é a “WhatsApp Inc.” para evitar aplicativos maliciosos.

2. Verificação em duas etapas: camada adicional de segurança

Ative a verificação em duas etapas para garantir que, mesmo se alguém tiver suas informações de login, será necessário um código único enviado por SMS para acessar a conta.

3. Exclusão de mensagens após a leitura: limpeza efetiva

Apague mensagens do chat para evitar que fiquem salvas. Lembre-se de que, após o procedimento, não será possível recuperar as mensagens excluídas.

4. Trancando e arquivando conversas: dupla proteção

Utilize a função de “trancar” um chat para adicionar uma camada extra de segurança, e arquive-o para ocultá-lo na parte principal do WhatsApp, só sendo acessível mediante autenticação.

5. Ativando o modo temporário: mensagens que desaparecem

O Modo Temporário faz com que mensagens e arquivos desapareçam após serem visualizados, proporcionando maior privacidade nas trocas de mensagens.

6. Exportando conversa para local seguro: backup personalizado

Exporte a conversa para um arquivo de texto e salve em local seguro antes de excluir. Pode ser um documento na memória do celular ou enviado para um app de armazenamento em nuvem.

7. Tomando cuidado ao logar no WhatsApp Web: atenção às sessões ativas

Deslogue sempre do WhatsApp Web ao terminar de usar para evitar acesso não autorizado. Refaça o procedimento ao retomar as atividades.

8. Colocando senha ou biometria para abrir o WhatsApp: dupla autenticação

Ative uma camada extra de segurança para abrir o WhatsApp no smartphone, exigindo autenticação via senha ou biometria.

9. Precauções ao se logar em aparelhos de outras pessoas: verificação de dispositivos ativos

Verifique as configurações da conta e remova aparelhos desconhecidos ou de terceiros que possam ter sido logados por engano.

10. Evitando a utilização de extensões do WhatsApp Web: atenção às ofertas extras

Evite o uso excessivo de extensões para o WhatsApp Web, pois algumas podem representar riscos de roubo de dados e informações sigilosas.

Ao seguir essas dicas, você estará contribuindo para a segurança das suas mensagens no WhatsApp e garantindo uma experiência mais protegida e confidencial.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário