scorecardresearch ghost pixel



6 efeitos tóxicos de checar o celular ao acordar: o 4º é o mais preocupante

Confira seis razões para dar uma pausa matinal na relação com o seu dispositivo e começar o dia de uma maneira mais saudável e produtiva.



Quem nunca se viu alcançando o celular assim que o despertador toca? Muitos de nós temos a tendência de verificar mensagens, e-mails e redes sociais antes mesmo de nos esticarmos ou dizer “bom dia” ao mundo.

Leia mais: 7 dicas para vencer a tentação do celular e ser produtivo no home office

Mas, você já parou para pensar nos efeitos que esse hábito pode ter em nosso bem-estar diário? Se não, vale a reflexão. Confira seis razões fundamentais para repensar esse comportamento matinal.

6 razões para ignorar o celular ao acordar

Baniu o celular à noite? Calma! Estes 5 aplicativos melhoram o seu sono
Inseparável, é impossível não deixar de checar o celular. Mas é importante ter limites, se você preza pela sua saúde mental.

 

1. Interrompe o processo natural de despertar

Imagine o cérebro como um carro. Assim como um veículo que precisa de um tempo para aquecer antes de acelerar a toda velocidade, o cérebro também precisa. Ao interagir imediatamente com o celular, nos forçamos a entrar em um modo acelerado, pulando etapas essenciais do processo de despertar. O resultado? Uma mente atordoada e um foco disperso.

2. Início de dia ansioso

As primeiras horas da manhã definem o tom para o restante do dia. Inundar o cérebro com informações, tarefas pendentes e notícias, muitas vezes estressantes, é como começar o dia em desvantagem. O resultado? Um nível elevado de ansiedade e estresse logo pela manhã.

3. Dificuldade em definir prioridades

Com tantos estímulos chegando até você, é fácil perder a noção do que realmente importa. A consequência? Um planejamento matinal comprometido, fazendo com que você negligencie atividades importantes para sua saúde e bem-estar.

4. Exposição a negatividade

O mundo não é todo feito de boas notícias, e começar o dia com informações negativas pode afetar seu humor e perspectiva para as próximas horas. Ser seletivo sobre o que você consome pela manhã pode fazer uma grande diferença em sua saúde mental.

5. Busca constante por dopamina

Sim, a sensação de receber uma notificação é prazerosa, mas a longo prazo, isso cria um ciclo de dependência. Ao evitar esse estímulo pela manhã, ensinamos nosso cérebro a não depender desse “hit” imediato de dopamina.

6. Desconexão com o mundo real

O início da manhã é uma oportunidade perfeita para se conectar com seus entes queridos, meditar ou apenas apreciar o amanhecer. Ao se prender ao celular, perdemos a chance de viver esses momentos mágicos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário