Por baixo das águas da Terra, em vários países, desvendam-se feitos notáveis da engenharia moderna: os túneis subaquáticos. Essas estruturas não apenas representam inovação, mas superam desafios geográficos, conectando regiões separadas por vastos corpos d’água.
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O projeto construção de um desses túneis no Brasil trouxe o assunto à tona recentemente. Nesse sentido, vale a pena conhecer 5 dessas realizações extraordinárias.
Os detalhes sobre suas localizações, dimensões e as técnicas construtivas que tornam esses túneis verdadeiramente únicos são fascinantes.
5 túneis subaquáticos incríveis pelo mundo
Conheça os detalhes de 5 túneis subaquáticos construídos pelo mundo até hoje, já que suas características são incríveis:
1. Fehmarnbelt: sob o mar Báltico
Conectando Dinamarca e Alemanha, o Fehmarnbelt se estende por 18 km sob o Mar Báltico. Iniciado em 2020, este projeto inovador está programado para conclusão em 2029. Ele foi concebido com tecnologias avançadas, composto por 89 segmentos de concreto interconectados, cada um com dimensões imponentes: 217 metros de comprimento, 42 metros de largura e 9 metros de altura.
Essa estrutura monumental conferirá ao Fehmarnbelt o título de túnel rodoviário e ferroviário submerso mais longo já construído. Nesse sentido, acaba prometendo uma redução significativa no tempo de viagem entre Dinamarca e Alemanha. É certamente um dos túneis de mais destaque em construção.
2. Eurotúnel sob o Canal da Mancha
Entre Folkestone, no sul da Inglaterra, e Coquelles, no norte da França, emerge o Eurotúnel, uma proeza que atravessa o Canal da Mancha. Com uma extensão de 50,5 km, dos quais 37,9 km mergulham sob o mar, é um dos túneis mais notáveis já construído.
Dividido em três seções paralelas para trens de passageiros, carga e serviço, o Eurotúnel atinge uma profundidade média de 40m. No entanto, o ponto mais baixo está situado a 75m abaixo do nível do mar. As escavações iniciaram-se em 1878, e a viagem inaugural aconteceu 116 anos depois, em 1994.
3. Santa Fé, na América Latina
O Túnel Subfluvial Santa Fé conecta as províncias argentinas de Entre Ríos e Santa Fé, sendo o primeiro dos túneis submersos da América Latina. Com cerca de 2400 metros de extensão sob a água, suas duas pistas espaçosas e o sistema de ventilação inovador tornam-no um marco na engenharia sul-americana desde sua inauguração em 1969.
4. Santos-Guarujá: um século de projetos tornando-se realidade
O futuro túnel Santos-Guarujá, no Brasil, finalmente ganha vida após um século de planejamento, com início previsto para 2025 e conclusão em 2028.
Estendendo-se por 860 metros submersos, será o primeiro túnel na América Latina a integrar vias para carros, VLT, ciclistas e pedestres. Nesse sentido, espera-se que reduza significativamente o tempo de travessia entre as cidades de Santos e Guarujá.
5. Itajaí-Navegantes: em Santa Catarina é mais um dos túneis
O túnel Itajaí-Navegantes, em Santa Catarina, Brasil, emerge como uma inovação na infraestrutura regional.
Com 300 metros de estrutura submersa, será um avanço significativo, incluindo espaços para pedestres, ciclistas e três pistas em cada sentido.
Com isso, ele destaca-se por sua abordagem modular e sua posição estratégica sob o canal de acesso aos portos.
Essas obras subaquáticas não são apenas túneis; são testemunhos do engenho humano, conectando mundos separados e superando os desafios das profundezas.