A frente fria que está em atuação no Brasil irá causar novos temporais em diversos estados nesta quinta-feira (7). Segundo a previsão do tempo, os moradores do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro devem se preparar para chuvas volumosas ao longo do dia. Em São Paulo, a frente fria tem causado temporais e grandes transtornos, como enchentes e queda de energia.
Leia também: Aviso importante para quem tem RG com os finais 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0
Devido a essas condições, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de período para os estados do Sudeste. Nesta quinta-feira, a previsão é de chuvas intensas em toda a região, especialmente no sul de Minas Gerais, sul do Espírito Santo e em todo Rio de Janeiro. Os acumulados poderão chegar aos 100 milímetros por dia, com ventos de até 100 km/h.
Além disso, São Paulo está em alerta devido ao risco moderado de deslizamentos, conforme informado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O órgão informou que o risco moderado se estende também para os demais estados do Sudeste.
Chuvas intensas se repetem no Sul e no Norte do Brasil
A quinta-feira (7) não será de chuvas intensas apenas no Sudeste. Conforma a previsão, a região Norte seguirá registrando grandes acumulados de chuva até o final de semana. Com isso, o alto nível dos rios no Acre e o número de desabrigados pode subir, devido às chuvas que vem acontecendo no estado. O Rio Acre atingiu o 2º maior nível da história em Rio Branco (AC) e a maior de 2024, chegando aos 17,89 metros.
Dessa forma, o Cemaden alertou para o alto risco de inundações na região do Vale do Acre, principalmente na capital Rio Branco. A chuva na cabeceira do rio é a principal responsável pelo aumento no volume do Rio Acre. Os precipitados são motivo de alerta também para a região Sul, devido à frente fria e a uma área de baixa pressão no Paraguai.
Segundo os meteorologistas, as pancadas de chuva acontecerão principalmente no oeste do Paraná e de Santa Catarina, além do Rio Grande do Sul. Por fim, as temperaturas da região Sul voltam a subir, visto que a frene fria começa a se afastar da região.