O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem um clube de vantagens que muitos aposentados e pensionistas ainda não conhecem, e por isso estão perdendo tempo para aproveitar. Segundo informações do órgão, a carteirinha Meu INSS+ pode ser emitida por mais de 30 milhões de pessoas e também serve como documento de identificação.
Leia mais: Reforma da Previdência: quem ainda pode se aposentar pelas antigas regras do INSS?
Até o início de fevereiro, mais de 1.150 milhão de carteiras haviam sido geradas pelos segurados, segundo o Ministério da Previdência Social. Elas oferecem descontos em farmácias, cinemas, shows, serviços, telemedicina, seguros, viagens, entre outros produtos e serviços.
Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Mercantil, Banco PAN e Itaú já fazem parte da parceria, que em breve deve contar com mais instituições para ampliar os benefícios para os segurados.
Benefícios da carteirinha Meu INSS+
As vantagens oferecidas aos usuários variam de acordo com o banco. A Caixa concede até 75% de desconto em farmácias das redes Drogaria São Paulo e Pague Menos, além de ingresso meia-entrada e 50% de desconto na pipoca de caramelo em toda a rede de cinemas Cinemark.
Já o Banco do Brasil libera vouchers de descontos para compras em lojas parceiras do Shopping BB, consultas em telemedicina e benefícios para pets, além de acesso a aplicativos de academias e meditação. O Banco Mercantil dá cashback em compras em estabelecimentos como Magazine Luiza, Carrefour e Natura.
A lista de vantagens pode ser conferida nos canais de atendimento da instituição por meio da qual o beneficiário recebe os pagamentos do INSS.
Como emitir o documento
É muito fácil emitir a carteirinha Meu INSS+ para começar a aproveitar descontos e outros benefícios. Veja o passo a passo:
- Acesse o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS);
- Clique em “Carteira do beneficiário”;
- Escolha uma foto para a carteira;
- Toque no quadrado para confirmar que está ciente dos termos e clique em “Continuar”;
- Aproveite as vantagens da carteirinha.
O documento deve ser apresentado pelo aposentado ou pensionista no momento em que precisar. Caso encontre alguma dificuldade para fazer a emissão, o segurado deve procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e solicitar auxílio.