scorecardresearch ghost pixel



Com atraso, mas chegou: Google libera direções rápidas no Maps

Novidade traz funcionalidades que garantem agilidade nos trajetos e uso do aplicativo mesmo com a tela bloqueada do aparelho; Entenda.



Já estava completando um ano desde o seu anúncio oficial quando o Google enfim começou a liberar as chamadas direções rápidas (glanceable directions) para todos os usuários da plataforma. O recurso chegou a ter seu lançamento marcado para junho de 2023, mas só agora chega para ficar.

Leia mais: Google Maps não funciona? 4 erros que mais fazem o app ‘bugar’ no celular

O primeiro a notar a atualização foi o Android Police. Ele identificou a funcionalidade em diversos smartphones de diferentes países.

Agilidade

Além de fornecer as direções com mais rapidez, o usuário consegue ter acesso às informações do seu trajeto diretamente da tela bloqueada do aparelho. Portanto, ele sequer precisa desbloquear o seu smartphone para verificar o andamento da viagem.

A interface também permite que o usuário confira um percurso no Maps na tela de visão geral do aparelho. Ou seja, a informação fica disponível antes mesmo de tocar em “iniciar” para dar início a uma viagem. Com atualização em tempo real, o usuário consegue saber para onde ir sem nem ter dado início ao trajeto.

Outras atualizações

Com a novidade, é possível, por exemplo, conferir a localização de um estabelecimento em uma região que já conhece sem, necessariamente, precisar iniciar uma viagem nova no aplicativo.

Atividades ao vivo

Quando o Google anunciou a novidade, em fevereiro do ano passado, houve a promessa de que as direções rápidas teriam suporte para as chamadas Atividades ao Vivo (Live Activities) do iOS. No entanto, essa integração ainda não está disponível na versão mais recente do Maps. Na ocasião, a empresa também afirmou que a novidade teria compatibilidade com viagens a pé, de bicicleta e de carro.

Quem quiser testar a novidade, é importante saber que as direções rápidas vêm desligadas por padrão. Para ativá-las, basta abrir o aplicativo Google Maps, tocar na foto de perfil e, em seguida, ir em Configurações > Navegação. Como a novidade está sendo liberada de forma gradual, pode ser que ela ainda não apareça neste primeiro momento.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário