Embora a academia seja uma das melhores alternativas para aqueles que desejam perder peso corporal, nem sempre ela é uma opção viável para todos, a depender da rotina da pessoa.
Veja também: Beleza interior existe: 5 hábitos que te tornam uma pessoa mais atraente
Mesmo assim, existe um grupo de pessoas capaz de perder bastante peso sem frequentar a academia. Afinal, quais são os segredos dessas pessoas? O que elas fazem no cotidiano? Certamente, elas adotam alguns dos hábitos que serão citados abaixo.
Hábitos de pessoas que conseguem emagrecer sem ir para a academia
No total, serão listados três hábitos e uma dica extra. Reservadamente, eles são simples e bem praticáveis, ideais para aqueles que não conseguem encaixar a prática da academia na rotina.
Hidratação adequada
Primeiramente, temos a hidratação. Em conformidade com uma pesquisa publicada no ‘Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism’, o hábito de beber água consegue resultar em um aumento de até 30% na taxa metabólica.
Em outras palavras, isso significa que o nosso corpo continua queimando calorias mesmo durante o repouso. Desse modo, aqueles que mantêm um consumo constante de grandes quantidades de água podem estar queimando mais calorias do que imaginam, mesmo sem frequentar a academia.
A importância de evitar o estresse
Vivemos na época da saúde mental. Nunca estivemos tão cercados de informações sobre esse assunto. Como consequência, também temos maior noção dos efeitos que o estresse e outras emoções podem ter em nosso corpo.
Em particular, quando estamos estressados, nosso corpo tende a liberar cortisol. O cortisol é um hormônio cuja função é auxiliar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações e a manter os níveis de açúcar no sangue constante.
Portanto, ao adotarmos maneiras saudáveis de lidar com o estresse, conseguimos manter os níveis desse hormônio equilibrados, o que ajuda a manter o nosso peso sob medida.
A atuação do sono para perder peso mesmo sem ir à academia
Um sono reparador é essencial para termos disposição no dia a dia. Mas não para por aí. O sono também é fundamental para a manutenção de um peso saudável.
Por esse ângulo, estudos demonstram que a privação de sono pode afetar os hormônios associados com a regulação da fome e do apetite, podendo resultar no consumo excessivo de alguns alimentos.
Dica extra: consulte um nutricionista
Em uma consulta nutricional, os nutricionistas avaliam nossos desejos para assim conduzir um plano alimentar personalizado. Do mesmo jeito que você pode estar interessado em perder peso, há muitas pessoas com o objetivo contrário.
Sobretudo, adotar uma alimentação equilibrada com alimentos de qualidade é essencial para que você consiga atingir esses objetivos e afastar-se de doenças. A prática de exercícios físicos também é essencial. Busque achar uma maneira de encaixar essas atividades em sua rotina.