scorecardresearch ghost pixel



Faz bem ou mal? O que ninguém te conta sobre atum e sardinha em lata

Pensando em comprar um entalado de atum ou de sardinha? Então confira os detalhes de suas versões que podem influenciar a sua decisão.



O enlatamento é um método de conservação em que os alimentos são processados e selados em um recipiente hermético. Entre os alimentos, destacam-se o atum e a sardinha, que são dois peixes. A sardinha é rica em ômega 3, vitamina D e cálcio. O atum, por sua vez, é rico em potássio, vitamina B12 e ferro.

Veja também: Alimentos mal cozidos na Air Fryer: este é o erro que muita gente comete

A inclusão do peixe em si já é uma pedida nutricional interessante. A recomendação geral é de que eles sejam consumidos na versão fresca, o que oferece mais nutrientes e é mais saudável. Por conseguinte, isso pode fazer com que as versões enlatadas do atum não sejam tão bem percebidas. Contudo, mesmo assim elas podem ser boas pedidas. As informações são do UOL.

Atum e sardinha: qual versão de entalado escolher?

Primeiramente, é importante entender que esses alimentos podem ser conservados em água, óleo e molho de tomate. Desde já, vale ressaltar que, muito provavelmente, a sua decisão variará conforme o seu desejo. Por exemplo, a versão em água acompanha menos calorias, o que pode ser atraente para aqueles com o desejo de emagrecer ou manter o peso.

Por sua vez, os produtos vendidos com óleo acompanham alguns benefícios, com eles podendo conservar melhor o Ômega 3 e ajudando a reduzir a quantidade de metais tóxicos que podem estar presentes no alimento ou na própria lata. Esses metais podem prejudicar o funcionamento do organismo, especialmente o sistema nervoso, reforça a publicação do UOL.

Em contrapartida, esses produtos conservados em óleo agrupam mais calorias, gorduras e sódio. Por esse motivo, é recomendado que antes do consumo, os consumidores escorram todo o líquido.

Embora o molho de tomate possa dar um sabor extra ao peixe, ele não oferece muitos benefícios para a saúde, visto que na maioria das vezes o molho de tomate é preparado com muitos conservantes, açúcar e sódio.

Vale ressaltar que tanto a sardinha como o atum em suas versões enlatadas são ótimas fontes de proteína, como já ressaltado. Contudo, se formos fazer uma comparação entre as principais diferenças, a sardinha parece oferecer mais gorduras boas e cálcio. É explicado que o porquê disso está atrelado ao fato da sardinha ir com a espinha e as vísceras para o recipiente, segundo a matéria do UOL.

Verifique sua situação com um nutricionista

Por fim, tenha em mente que, diante de todas as opções no mercado, é importante seguir um aconselhamento profissional para que você possa usufruir dos benefícios de uma alimentação equilibrada. É bem provável que o nutricionista tire suas dúvidas em relação à inclusão do peixe no seu plano alimentar.

Você pode ter uma conversa direta com ele sobre recomendações envolvendo o consumo de alimentos enlatados e qual deles combina mais com o seu desejo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário