scorecardresearch ghost pixel



FGTS Digital começa a funcionar HOJE. O que muda para você?

Conjunto de sistemas lançado pelo Ministério do Trabalho promete mudanças no envio das contribuições pelos empregadores.



O Ministério do Trabalho e Emprego informa que o FGTS Digital entrará em funcionamento no dia 1º de março, após um período de testes e um adiamento da implementação. O conjunto de sistemas substituirá o formato como são recolhidas as contribuições feitas pelos empregadores.

Leia mais: INSS: qual a previsão de pagamento do 13º salário dos segurados em 2024?

Atualmente, o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) dos empregados é recolhido pelas empresas por meio do sistema Conectividade Social/Caixa. A ideia é simplificar e facilitar o processo com o uso de dados do eSocial, em uma plataforma totalmente digital e com muitas opções para gerar guias.

A partir da próxima sexta-feira, tanto o FGTS mensal quanto os rescisórios serão recolhidos por meio do FGTS Digital. Conforme anunciado pela pasta do governo, a utilização do Pix como ferramenta de pagamento é uma das grandes novidades.

O sistema do Banco Central também trará inovação para as operações, além de ampliar a confiabilidade, a agilidade e a facilidade de depósitos dos valores na conta do trabalhador.

Para o lançamento da nova plataforma, reuniram esforços a Caixa Econômica Federal, a Serpro, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CCFGTS).

Benefícios do FGTS Digital

Entre os benefícios previstos pelo governo, um dos principais é o aumento da facilidade para emissão e personalização de guias. Também se espera alcançar mais agilidade no processo de depósitos dos valores recolhidos nas contas vinculadas dos trabalhadores.

O pagamento do FGTS em atraso ficará mais rápido, inclusive com a possibilidade de recolhimento de diversos meses em uma única guia. Outra vantagem é o cálculo automático da multa do FGTS a partir do histórico de remunerações do eSocial.

O FGTS Digital também poderá servir como uma ferramenta automática para recomposição de salários de períodos anteriores e pagamento da indenização compensatória. Além de tudo isso, ele irá otimizar o trabalho de profissionais de contabilidade e departamento pessoal.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário