scorecardresearch ghost pixel



Memória cheia? 11 truques secretos para aumentar o espaço livre no Windows

Com estas dicas de fácil execução nunca mais vai faltar espaço em seu computador; Veja.



O Windows é um verdadeiro acumulador. Na maioria das vezes, há muito espaço sendo utilizado no disco com coisas que não são tão necessárias assim. Além de gerar problemas como, por exemplo, lentidão na hora de abrir programas, o cenário pode dificultar download de arquivos pela internet. No entanto, a boa notícia é que existem soluções simples que contornam esse problema.

Leia mais: Windows lança programa gratuito que ‘limpa’ o PC, mas não parece ser bom assim

Por isso, nós trouxemos uma lista com 11 formas de aumentar o espaço livre no Windows.

1. Desinstale aplicativos subutilizados

O primeiro passo para garantir mais memória é justamente se livrar daqueles aplicativos que não estão em uso. Isso porque, uma vez instalados, eles ocupam espaço em disco que poderia ser preenchido com outro software. Vale lembrar que o próprio Windows já possui ferramentas para desinstalar aplicativos.

Outro ponto é que alguns aplicativos utilizam um “espaço a mais” devido a atualizações automáticas que necessitam de downloads de arquivos em segundo plano ou mesmo armazenamento em cache.

2. Esvaziar a lixeira

Parece besteira, mas muita gente acaba se esquecendo de limpar a lixeira do sistema operacional. É justamente para lá que vão os arquivos deletados. Ou seja, até que eles sejam apagados de vez, continuarão ocupando memória de seu dispositivo. Portanto, mantenha sempre a lixeira vazia.

3. Execute a limpeza do disco do próprio Windows

Esta é outra ferramenta nativa do Windows e que pode ampliar o espaço. Trata-se da “Limpeza de Disco”. Como o nome sugere, essa elimina arquivos inúteis. Para fazer uso da funcionalidade, clique com o botão direito na unidade de disco desejado, vá em “Propriedades” e, em seguida, em “limpeza de disco”. Aí é só selecionar o que deseja remover.

4. Usando aplicativos terceiros

Também é possível usar aplicativos específicos para realizar essa limpeza de disco. Na prática, eles tem como tarefa a otimização do espaço, removendo arquivos que não são necessários, mas que o Windows não consegue apagar. Uma boa ferramenta terceirizada para a limpeza de disco é o Avast Cleanup.

5. Compactando arquivos

Se você tem muitas fotos e vídeos no computador e que não são acessados a todo o momento, o ideal é compactar esses arquivos em pastas. Esta é a forma mais efetiva de diminuir o tamanho da memória ocupada. Com o WinRAR, por exemplo, é possível compactar arquivos e ter mais espaço no disco ao agrupar milhares de arquivos em um só.

6. Utilize discos externos

Se há conteúdos que você precisa guardar, uma forma de manter mais espaço é justamente organizar esses materiais em discos externos. Pode ser um pendrive ou até mesmo um SSD. Assim você preserva a memória da máquina, mas segue com todos os arquivos disponíveis em poucos cliques.

7. Arquivos na nuvem

Outra forma de aliviar o disco de memória é migrar arquivos de seu computador para plataformas de armazenamento em nuvem. Assim, você poupa espaço no HD ao mesmo tempo que tem a vantagem de conseguir acessar aqueles conteúdos de qualquer outro dispositivo.

8. Apague o cache de seu navegador

Acredite, os navegadores ocupam muito espaço de memória do disco de sua máquina. Isso porque, eles armazenam em cache algumas páginas e sites para que eles abram rapidamente. Vale lembrar, inclusive, que os próprios navegadores oferecem recursos para limpeza de cache.

9. Ative o sensor de Armazenamento

Tanto o Windows 10 quanto o 11 possuem o chamado “Sensor de Armazenamento”. O seu funcionamento é próximo ao da ferramenta de “Limpeza de Disco”, mas traz uma vantagem: todo o processo ocorre de forma automática. Para isso, basta ativar o “sensor de Armazenamento” em “Configurações de armazenamento”. Assim, o seu PC irá liberar espaço automaticamente.

10. Desative atualizações automáticas

Não se pode esquecer que as atualizações automáticas, aqueles recursos que mantém os aplicativos em suas últimas versões, gastam bastante espaço de disco. Muitas vezes, o arquivo de update fica armazenado na máquina, ocupando espaço. A recomendação, portanto, é que o download de novas versões sempre fique desativado, inclusive o do Windows.

11. Desative a hibernação do Windows

O modo hibernação do Windows também é responsável por consumir muito espaço do disco. Isso ocorre porque ele salva tudo o que está em execução no sistema para que, ao retornar o funcionamento, consiga entregar ao usuário o funcionamento exatamente do ponto de onde parou.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário