Proteger as informações pessoais se tornou uma tarefa difícil com o aumento da conectividade entre aplicativos e serviços na era digital. Com isso, a discussão acerca da segurança de dados dos usuários virou um dos assuntos mais discutidos entre as grandes empresas de tecnologia do mercado. Uma das big techs que levam o assunto a sério é o Google, que passou a ofertar um recurso para os usuários que desejam ter seus dados excluídos dos resultados de pesquisas.
Leia também: Não diga que não avisamos: 4 coisas para não pesquisar no Google ou será tarde
O formulário de exclusão de dados do Google foi desenvolvido em 2022, com o intuito de aumentar a privacidade dos dados dos usuários. Por meio dele, os usuários conseguem solicitar a exclusão de dados particulares, como CPF, endereço, e-mail e telefone. No entanto, essas não são as únicas funcionalidades ofertadas pela ferramenta.
Além de solicitar a exclusão dos dados, os usuários podem também solicitar a exclusão de fotos e vídeos íntimos não autorizados, pornô de vingança, imagens de abuso infantil, entre outros. Após a solicitação ser realizada, o Google irá analisar os pedidos. Contudo, a empresa poderá negar o pedido feito, desde que a solicitação comprometa o acesso de terceiros à informação, como links de sites governamentais.
Exclusão de informações prejudiciais no Google
O Google disponibiliza uma lista de tipo de dados que podem ser excluídos, incluindo: números confidenciais de documentos, números de conta bancária ou cartão de crédito, históricos médicos, credenciais de login, entre outros. Para cada uma das opções, o usuário precisará fornecer dados de contato.
A empresa permite que o usuário anexe até mil URLs de sites ou de resultados de busca que disponibilizam seus dados pessoais sem sua permissão. Além disso, o Google questiona ainda se a divulgação dos dados está relacionada a doxxing, uma prática criminosa de compartilhar informações para fins de ameaça, assédio ou prejudiciais ao cidadão.
Como solicitar a exclusão dos dados?
Para solicitar a exclusão dos dados, os usuários devem acessar inicialmente o formulário de exclusão de dados divulgado pelo Google. Em seguida, será preciso selecionar a opção “O conteúdo contém suas informações pessoais” e informar o país de residência.
Complete o formulário com as informações expostas na busca e apresente dados de contatos e mais informações sobre o conteúdo. Após completar as informações e apresentar os documentos anexados, envie o formulário e aguarde a resposta do Google.