Ao molhar um celular, a primeira medida que muitos usuários fazem é colocá-lo em um pote com arroz. No entanto, a Apple emitiu um comunicado aconselhando que os donos de iPhone não realizem essa prática. Segundo a empresa, o arroz pode causar danos ao aparelho. “Não coloque o iPhone em um saco de arroz. Pequenas partículas de arroz podem causar danos ao iPhone”, afirmou o comunicado emitido pela Apple em sua página de suporte.
Leia também: Bateria do iPhone não dura mais de 24h? Apple revela truques que muita gente não faz
Grande parte dos celulares da Apple são resistentes à água. Contudo, o cenário muda quando o aparelho é submerso. Nesse caso, a água pode chegar em circuitos internos que não forma feitos para serem molhados, podendo causar problemas no aparelho. Caso a água chegue até esses circuitos, a água irá conduzir eletricidade dentro da placa, causando danos no celular.
Segundo especialistas, mesmo que a Apple aconselhe não colocar o aparelho no arroz, a técnica pode funcionar, dependendo do nível dos danos. Por ser um alimento higroscópico, que absorve a água, o arroz pode puxar o líquido do aparelho. A recomendação é que o celular seja desligado antes de ser colocado no pote arroz.
O que a Apple recomenda fazer?
Caso o iPhone mostre a mensagem “líquido detectado” na tentativa de carregar o celular, a Apple sugere que o cabo seja desconectado tanto do lado do adaptador de tomada, quanto do aparelho. Em seguida, o usuário deverá bater “o iPhone levemente na mão com o conector apontado para baixo para remover o excesso de líquido”.
A empresa sugere que o celular seja deixado em um local fresco e com passagem de ar por, pelo menos, 30 minutos. Somente após esse período, os usuários poderão tentar carregar o aparelho novamente. No entanto, caso essa medida não resolva, a Apple afirma que ainda há água no conector ou nos pinos do cabo.
Para solucionar, a Apple recomenda manter o celular em um local seco e com fluxo de ar por até um dia. Se mesmo assim não funcionar, a Apple sugere que o usuário entre em contato com o suporte da Apple. Por fim, a empresa afirma que os usuários não insiram objetos estranhos no conector, como papel toalha, para tentar secar. Além disso, também não é recomendado tentar secar a água com uma fonte externa de calor ou ar.