scorecardresearch ghost pixel



Quem recebe BPC pode aderir ao Bolsa Família? Regra é clara quanto a isso

Uma das grandes dúvidas dos beneficiários do BPC é se eles podem aderir também ao Bolsa Família. Veja se isso é possível!



Um dos benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o Benefício de Prestação Continuada, conhecido entre os beneficiários como BPC. O repasse de um salário mínimo é feito para os brasileiros que tenham acima de 65 anos ou que possuam algum tipo de deficiência. Contudo, muitos beneficiários se questionam se podem receber o BPC e o Bolsa Família de forma conjunta.

Leia também: Mudança no BPC pode ampliar público do programa; conheça a proposta

A dúvida surge principalmente pelo fato da renda gerada pelo Bolsa Família interferir nos ganhos mensais do cidadão que poderia ter direito ao BPC. Contudo, no final do último ano, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou a proposta que exclui os valores recebidos pelo Bolsa Família do rendimento válido para o BPC e vice-versa.

Ou seja, uma família que já recebe o Bolsa Família e deseja aderir ao BPC por conta de algum parente integrante da família, poderão solicitar o benefício, visto que os rendimentos do programa assistencial não irão contar no cálculo realizado pelo BPC. Assim, quem já recebe o BPC também pode solicitar o pagamento do Bolsa Família.

Medida já está sendo válida?

Com a decisão da Câmara, o intuito é evitar que pessoas que recebem o BPC fiquem de fora do Bolsa Família por excederem o limite de renda recebido. Contudo, a medida ainda não está sendo válida no país. Isso porque ela precisa passar pela análise das Comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência, e Família, além das Comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Assim, caso ela seja aprovada pelas comissões, a medida poderá significar uma melhora na renda recebida pelas famílias com pessoas com deficiência. Com o recebimento do Bolsa Família, as famílias terão recursos maiores para investir na qualidade de vida do beneficiário.

Requisitos para o BPC

Atualmente, para ter direito ao recebimento do BPC, é necessário que o cidadão atenda aos seguintes requisitos:

  • Mínimo de 65 anos;
  • Para menores de 65 anos, a deficiência deverá ser comprovada;
  • Renda familiar de até 1/4 do salário mínimo (R$ 353,00) por pessoa;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Nacionalidade portuguesa, desde que comprove residência no Brasil;
  • Cadastro atualizado no CadÚnico há menos de dois anos;
  • Não receber outro benefício do INSS.

Requisitos para o Bolsa Família

Por fim, os requisitos para receber os repasses do Bolsa Família são:

  • Ter cadastro atualizado no CadÚnico;
  • Renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário