scorecardresearch ghost pixel



Quer estudar e trabalhar fora? 6 países onde brasileiros são bem-vindos

Descubra quais são os principais países que aceitam brasileiros com certa facilidade para estudar e trabalhar legalmente.



A procura por experiências internacionais que combinem estudo e trabalho se tornou uma verdadeira febre. Em especial, isso ocorre especialmente entre os brasileiros que desejam ampliar seus horizontes e construir um futuro promissor. A experiência em outros países ajuda muito nesse sentido.

Veja também: Não suporta mais seu trabalho? Estes sinais indicam que é hora de trocar de carreira

Para atender a essa demanda crescente, diversos países abrem suas portas para estudantes brasileiros. Esses locais oferecem programas que permitem não apenas aprimorar conhecimentos acadêmicos, mas também adquirir experiência profissional valiosa no exterior.

Além das fronteiras:

Os países desta lista representam apenas uma amostra das possibilidades para estudantes brasileiros que desejam estudo e trabalho no exterior. Estudos revelam que a experiência internacional contribui para o desenvolvimento de habilidades como:

  • Fluência em idiomas estrangeiros: aprimorar o conhecimento de uma segunda língua é um diferencial competitivo no mercado de trabalho global.
  • Adaptabilidade e resiliência: a experiência de viver em um novo país, com costumes e culturas diferentes, desenvolve a capacidade de se adaptar e superar desafios.
  • Autoconfiança e independência: morar e estudar no exterior incentiva a autonomia, a tomada de decisões e a resolução de problemas de forma independente.
  • Rede de contatos internacional: conhecer pessoas de diferentes nacionalidades amplia a rede de contatos e abre portas para futuras oportunidades profissionais.

Países que aceitam brasileiros com mais facilidade

  • França
Foto: pierre9x6 / Pixabay

Em primeiro lugar, a França, berço da cultura e da gastronomia, é um dos países mais procurados. Para trabalhar legalmente, é necessário um visto de estudante e um cartão de residência. A permissão de trabalho permite até 20 horas semanais durante o período letivo e 40 horas durante as férias, em trabalhos relacionados aos estudos.

  • Argentina
Bariloche, na Argentina (Imagem: shutterstock/eskystudio)
(Imagem: shutterstock/eskystudio)

A Argentina, um dos nossos países vizinhos, facilita o intercâmbio cultural e profissional para brasileiros. Através de um acordo especial, estudantes podem estudar e trabalhar legalmente no país. Para ingressar no mercado de trabalho, basta solicitar o Código Único de Identificação do Trabalho (CUIL).

  • Canadá
Nova Scotia, Canada
Nova Scotia, Canada (Imagem: Shutterstock)

Para trabalhar legalmente no país, os brasileiros precisam obter um visto de estudante e se matricular em universidades ou cursos técnicos. Assim sendo, a permissão de trabalho permite até 20 horas semanais durante o período de aulas e 40 horas durante as férias.

  • Itália
Úmbria, Itália
(Imagem: Shutterstock)

Estudantes matriculados em cursos de línguas podem participar de programas de estágio não remunerado. Pessoas com visto de estudante podem trabalhar até 20 horas semanais durante o período letivo e 40 horas durante as férias, mediante autorização do governo italiano.

  • África do Sul
países
Foto: Lukas Bischoff / Getty Images Pro

Embora as oportunidades de emprego sejam um pouco mais limitadas em comparação com outros países da lista, a experiência de trabalhar até 20 horas semanais, com visto de estudante, pode ser valiosa para aprimorar o inglês e conhecer uma cultura vibrante.

  • Estados Unidos (EUA)
países
Foto: SeanPavonePhoto / Getty Images Pro

Por fim, os Estados Unidos, como potência educacional e econômica, oferecem diversas opções para estudantes brasileiros. Por meio de diferentes tipos de vistos de estudante, como o F-1, é possível realizar estágios práticos durante ou após os programas de estudos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário