scorecardresearch ghost pixel



Restituição Imposto de Renda: Receita libera consulta a 3º lote; veja quem recebe

Ao todo, mais de 205 mil contribuintes terão direito aos pagamentos da restituição do IRPF no novo lote. Saiba quem irá receber!



A Receita Federal disponibilizou nesta quinta-feira (21), a consulta ao terceiro lote residual de pagamentos das Restituições do Imposto de Renda. Ao todo, 205.930 contribuintes serão contemplados pelo pagamento, totalizando o valor de R$ 339.010.389,78. O pagamento será realizado no dia 28 de março. O depósito será realizado na conta bancária informada pelo contribuinte na entrega da declaração do IRPF.

Veja também: Mais de 15: quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda 2024?

O novo lote é constituído pelos grupos prioritários, sendo: 4.201 idosos com mais de 80 anos, 28.541 pessoas entre 60 e 79 anos, 3.404 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave, e 6.910 declarantes cujo magistério é a principal fonte de renda. Ademais, 106.096 pessoas que optaram pela declaração pré-preenchia ou por restituição via Pix também serão contemplados.

Em caso de contas desativadas ou situações que impeçam o depósito da restituição, os valores serão liberados para saque no Banco do Brasil no período de um ano. Para reagendar o pagamento, é preciso entrar em contato com a Central de Relacionamento da instituição ou acessar o Portal BB. Caso a restituição não seja retirada em até um ano, o contribuinte deverá solicitar o valor pelo Portal e-CAC.

Calendário de pagamentos da restituição do IRPF 2024

Os contribuintes que desejarem conferir se a declaração foi liberada, deverão acessar o site da Receita Federal ou utilizar o app do Fisco. Quem não estiver na lista deverá emitir o extrato da declaração no e-CAC e verificar se não há pendências em relação ao documento. Caso existam pendências, é possível enviar uma declaração retificadora, corrigindo os possíveis erros, e aguardar os próximos lotes da malha fina.

Vale lembrar que, por definição, quanto mais cedo o contribuinte enviar a sua declaração, mais rápido acontecerá o pagamento da restituição. Assim, os cidadãos que deixarem para enviar as declarações nos últimos dias, só receberão os repasses nos últimos lotes.

O calendário de pagamentos das restituições do IRPF 2024 ficou estabelecido da seguinte forma:

  • Primeiro lote: pagamento no dia 31 de maio;
  • Segundo lote: pagamento no dia 28 de junho;
  • Terceiro lote: pagamento no dia 31 de julho;
  • Quarto lote: pagamento no dia 30 de agosto;
  • Quinto lote: pagamento no dia 30 de setembro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário