scorecardresearch ghost pixel



Tem celular antigo? Nova autenticação facial do app Gov.br vai facilitar sua vida

Com a mudança, os usuários poderão realizar o reconhecimento facial com a câmera traseira do celular. Entenda como irá funcionar!



O Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos anunciou nesta segunda-feira (18), uma alteração no reconhecimento facial do aplicativo Gov.br. Com a nova medida, os usuários poderão utilizar a câmera traseira dos celulares para realizar a biometria na plataforma. O objetivo da medida é facilitar o acesso por cidadãos que tenham aparelhos antigos, além de idosos e pessoas com deficiência.

Leia também: Declaração pré-preenchida: como obter a conta prata ou ouro no Gov.br?

Ao todo, a plataforma conta com mais de 152 milhões de usuários cadastrados, possibilitando o acesso a 4,2 mil serviços digitais. Dentre as funcionalidades ofertadas pelo app, está a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, prova de vida, Meu SUS digital, abertura de empresas, entre outros.

Segundo o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, a nova medida irá auxiliar na captura da foto para diversos usuários. “Se uma pessoa tiver alguma dificuldade para realizar a captura adequada da foto, será possível pedir ajuda de algum familiar ou amigo”, afirmou o secretário.

Nível das contas

O aplicativo Gov.br disponibiliza contas com diferentes status. Os níveis são “bronze”, “prata” e “ouro”, diferenciados em relação ao grau de segurança, transações que podem ser realizadas e tipos de serviços prestados.

Ao criar a conta, o cidadão garante a conta bronze. Para avançar para o próximo nível, será necessário realizar a biometria facial com a CNH, ser servidor público federal ou realizar o login pelo banco. Já com a conta ouro, o usuário tem acesso a todos os serviços ofertados nas contas anteriores, porém com o maior nível de segurança ofertado pelo governo.

Nesta categoria, é necessário que o cidadão realize o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou escaneando o QR Code impresso na nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Além disso, o usuário terá também o cadastro via certificado digital, com validação e autenticação compatível com as especificações da ICP-BRASIL.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário