scorecardresearch ghost pixel



Churrasqueiro da galera? Estes são os 5 piores erros que estão estrangando seu churrasco

Antes de tomar as rédeas da churrasqueira, atente-se para estes erros que muitas pessoas cometem sem saber.



O churrasco é uma das iguarias mais apreciadas pelos brasileiros. O preparo é quase unanimidade quando o assunto é reunir a família e os amigos em volta da churrasqueira.

E toda essa tradição não é de hoje: desde os povos indígenas até os tempos atuais, o churrasco se tornou um dos símbolos de maior confraternização do nosso povo. Diante de tamanha responsabilidade, a arte de preparar um churrasco perfeito exige técnicas e bastante conhecimento.

Já imaginou errar o ponto da carne e deixá-la seca demais? Ou exagerar no tempero? Todas essas preocupações passam pela cabeça do churrasqueiro, que deve estar atento a essas e outras questões importantes se quiser se tornar um mestre da churrasqueira.

Foto: Reprodução

5 erros para evitar se quiser ter o churrasco perfeito

Se quiser surpreender seus convidados no próximo churrasco, veja a seguir as principais dicas para fazer o churrasco perfeito:

1. Deixe o fogo sob controle

Deixar o fogo da churrasqueira alto demais pode queimar a carne por fora antes de cozinhá-la por dentro. O mais recomendado é manter o fogo baixo para que a carne seja cozida lentamente. Um fogo controlado e em temperatura média garante um cozimento saboroso e uniforme.

2. Cuidado com a contaminação cruzada

Especialistas em saúde recomendam que você nunca utilize os utensílios usados para manipular a carne crua na carne cozida. Essa prática, aparentemente inocente, pode resultar em contaminação por bactérias, com riscos à saúde. O ideal é manter tábuas e utensílios separados para cada tipo de carne.

3. Nunca asse carne congelada

Se a carne estiver gelada demais, ou até mesmo congelada, seu cozimento ficará comprometido. Isso ocorre pela perda dos sucos, líquidos que dão sabor e suculência ao corte. Portanto, se você vai assar a carne, retire a peça da geladeira com antecedência para que alcance a temperatura ambiente antes de partir para a grelha.

4. Atente-se ao equilíbrio dos temperos

Salgar demais pode encobrir o sabor natural da carne, enquanto temperar de menos deixa o alimento sem graça. Sendo assim, é necessário encontrar o equilíbrio certo. Utilize sal grosso com moderação, acrescentando ervas frescas e especiarias a gosto. Deixe a carne descansando por 30 minutos para que os temperos fiquem bem incorporados.

5. Deixe a carne repousar

Por último, mas não menos importante, após retirar a carne da grelha, o ideal é deixá-la descansando por alguns minutos antes de começar a fatiar. Isso deve ser feito para permitir que os sucos se redistribuam, resultando em um corte mais macio e saboroso. Portanto, paciência!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário