Receitas caseiras para soltar o intestino existem desde que o mundo é mundo. Algumas delas são consideradas milenares de tão poderosas. Alguns sucos entram nessa lista de laxantes naturais, que misturam certas combinações de frutas, legumes e folhas para regular o trânsito intestinal.
Geralmente, essas combinações focam em propriedades específicas desses alimentos, que ajudam no processo digestivo. Portanto, a escolha dos ingredientes é fundamental para que o resultado seja mais idas ao banheiro e o desinchaço da barriga.
Ingredientes para o suco laxante
O suco laxante é preparado com base em uma mistura que leva diferentes ingredientes durante o processo. Dentre eles, podemos citar:
- Frutas
Ricas em fibras, vitaminas e minerais, as frutas são essenciais para qualquer suco saudável que se preze. Para ajudar no efeito laxante, o mamão é uma ótima opção, pois contém a enzima papaína, que ajuda na digestão de proteínas e facilita o trabalho do intestino.
Outra opção são as ameixas, bastante conhecidas pelo seu efeito laxante em razão da grande quantidade de sorbitol e fibras.
- Folhas verdes
Incluir no suco folhas verdes, como espinafre ou couve, vai contribuir para o efeito laxante do suco e ajudar na contração muscular do intestino. Além disso, as folhas possuem bastante clorofila, substância que ajuda a desintoxicar o corpo.
- Legumes
Os legumes também são importantes para ajudar no trânsito intestinal. A beterraba, por exemplo, é um alimento rico em fibras, ajudando a melhorar a digestão. Além disso, seu alto teor de água contribui para a hidratação, algo crucial para um intestino saudável.
- Sementes e água de coco
Outra dica poderosa para potencializar os efeitos do suco laxante é incluir mais valor nutricional a ele. Sementes como linhaça e chá de gengibre são excelentes estimulantes para a digestão. A água de coco também pode ser utilizada como líquido base da mistura, ajudando no quesito hidratação.
Foto: Reprodução
Como preparar o suco laxante em poucos minutos
Com os ingredientes em mãos, chegou a hora de colocar as mãos na massa. O preparo é simples e não exige muito tempo, ponto positivo para quem possui um dia corrido.
O primeiro passo é selecionar algum tipo de fruta, legume ou folha de sua preferência e lavar bem em água corrente. No caso do mamão, é necessário retirar as sementes e cortá-lo em pedaços menores para facilitar a mistura. Já as folhas, basta rasgá-las com as mãos para liberar mais sabor.
Feito isso, coloque tudo no liquidificador, começando pelos ingredientes mais macios, pois eles ajudarão na homogeneização do suco. Bata até obter uma mistura lisa e uniforme. Caso a mistura esteja muito espessa, coloque um pouco de água de coco para atingir a densidade de seu gosto.
Por fim, em relação ao consumo, a melhor hora para beber o suco é pela manhã, em jejum. A recomendação ajuda no “despertar” do sistema digestivo e promove a limpeza intestinal. Outra dica é consumi-lo entre as refeições ou quando o estômago estiver mais vazio, para absorver melhor os nutrientes.