O fígado é um órgão que atua para filtrar as toxinas e substâncias que prejudicam o funcionamento do nosso corpo. Dessa forma, é fundamental que ele esteja saudável e funcionando corretamente. Uma forma de ajudar nesta tarefa é por meio do suco detox.
Também conhecido como suco desintoxicante, o suco detox funciona como uma mistura de frutas, vegetais e outros ingredientes naturais ricos em nutrientes, capazes de eliminar as toxinas do corpo.
Suco detox para fazer uma “faxina” no fígado
Trata-se de uma bebida com muitos antioxidantes, vitaminas e minerais, que contribuem para fortalecer o sistema imunológico e melhorar a digestão. Além disso, ela ajuda a promover a perda de peso e aperfeiçoar o funcionamento da função hepática do organismo.
O fígado desempenha um papel importante na desintoxicação do corpo. Ele atua como um filtro para remover toxinas. Assim, consumir suco detox pode melhorar a capacidade do órgão e ajudar na “faxina” do organismo, para que tudo funcione melhor.
Além disso, a bebida é poderosa para melhorar a função hepática, dar mais energia, melhorar a pele, auxiliar na perda de peso e fortalecer o sistema imunológico. Um fígado saudável é bastante eficiente, pois elimina as toxinas com mais rapidez.
Foto: Art_Photo/Shutterstock
Como preparar o suco detox
A boa notícia para quem quer investir no suco detox é que podem ser utilizados diferentes ingredientes naturais na sua produção, desde que eles sejam ricos em minerais, vitaminas, fibras e antioxidantes.
Dentre os alimentos, podemos incluir frutas cítricas como limão e laranja, excelentes para a desintoxicação do fígado. Isso porque elas são ricas em vitamina C, substância que atua como um poderoso antioxidante capaz de neutralizar os radicais livres do corpo. O limão também possui propriedades alcalinizantes, que ajudam a equilibrar os níveis de pH do corpo.
Na parte dos vegetais, opte por aqueles de folhas verdes escuras, como couve e espinafre. Eles são excelentes para a saúde do fígado, pois são ricos em clorofila e ajudam a eliminar as toxinas do sangue. Outros alimentos que podem contribuir para a saúde do fígado são o gengibre e a cúrcuma.
O objetivo é combinar diferentes tipos de frutas e vegetais. Dá para misturar couve com limão e maçã, ou cenoura com gengibre e laranja.
Com os ingredientes em mãos, vamos ao preparo:
- Comece lavando as frutas e os vegetais;
- Em seguida, corte em pedaços para facilitar a extração do suco;
- Coloque todos eles no liquidificador e bata com um pouco de água ou água de coco.
- Coe ou beba com os resíduos sólidos. Vai do seu gosto.
Para potencializar o poder do suco detox, o ideal é manter uma frequência, preferencialmente um copo por dia em jejum, pela manhã. Isso contribuirá para o estímulo da função hepática e para promover a desintoxicação.