Você já se perguntou se os alimentos que você vê ou consome são realmente naturais? Às vezes, a aparência engana e o que parece ser algo simples e natural, na realidade, tem um valor nutricional bem inferior à quele que o senso comum imagina.
Alimentos enganosos são muito comuns e nem tão naturais quanto aparentam. Dentre os exemplos mais chocantes, estão uma fruta bem famosa, a laranja, e mesmo a cor de tomates. Prepare-se para se surpreender!
Não se engane com estes 5 alimentos duvidosos
Foto: Shutterstock
1. O queijo cheddar não é naturalmente laranja? Como assim?
Quem não adora um bom queijo cheddar? A verdade é que aquele queijo amarelo brilhante que vemos em supermercados não é naturalmente dessa cor.
O cheddar original tem uma cor bem mais pálida, quase branca. A cor laranja é resultado da adição de urucum, um corante natural.
Essa prática começou como uma forma de padronizar a cor do queijo, já que a cor natural pode variar, dependendo da dieta das vacas.
2. Cenouras nem sempre foram cor de laranja
Ainda na linha das cores, você sabia que as cenouras nem sempre foram da cor laranja? Originalmente, elas eram roxas, brancas e até amarelas.
Foi só no século XVII, na Holanda, que as cenouras laranja se tornaram populares, isso graças a alguns horticultores, que desenvolveram a variedade laranja em homenagem à Casa de Orange, família real holandesa.
3. O iogurte de frutas não é tão natural quanto parece
Por sua vez, à primeira vista, o iogurte de frutas que vemos em supermercados até pode parecer uma escolha saudável e natural, mas muitas vezes contém aditivos artificiais.
A cor intensa e o sabor doce muitas vezes vêm de corantes artificiais, além de grandes quantidades de açúcar ou adoçantes artificiais, e não apenas das frutas.
Se você está procurando por uma opção mais natural, considere iogurtes simples e adicione frutas você mesmo, podendo elas serem secas ou frescas.
4. Pão de trigo integral nem sempre é 100% integral
Muitos consumidores acreditam que o pão de trigo integral é feito exclusivamente de grãos integrais. No entanto, em muitos casos, o pão rotulado como “integral” pode conter apenas uma pequena porcentagem de farinha integral misturada com farinha branca refinada.
Nesse contexto, existe até mesmo uma discussão sobre se é possível considerar um produto industrializado como sendo 100% integral.
5. Tomates não eram vermelhos
Por último, os tomates que conhecemos e amamos nem sempre foram vermelhos. Quando os tomates foram introduzidos na Europa, vindos da América do Sul, eles eram amarelos ou laranjas.
Só mais tarde, por meio de cruzamentos e seleções, é que os tomates vermelhos se tornaram comuns. Hoje, encontramos tomates de várias cores, mas o vermelho é o mais popular.