Quando o assunto é saúde, o refrigerante historicamente não é uma bebida muito aconselhável, pois contribui para o desenvolvimento da obesidade e do diabetes tipo 2. Consciente disso, a indústria criou o refrigerante zero, uma opção menos calórica e tida como mais saudável.
Nos últimos tempos, essa versão ganhou popularidade rapidamente e, com isso, muitas pessoas se perguntam se ela é uma opção mais saudável que o suco integral. É verdade?
Refrigerante zero é mais saudável que suco integral?
Para sanar essa dúvida, o MinhaVida entrevistou a nutricionista Eliana Cristina Rosa, da Clínica Dra. Simone Neri. A resposta para essa questão é que depende.
Conforme a nutricionista, a comparação entre essas duas bebidas deve considerar diversos elementos, incluindo o que você considera saudável e seus objetivos nutricionais.
“Para alguém que está controlando a ingestão de calorias e açúcares, o refrigerante zero pode parecer uma opção melhor. No entanto, para quem busca nutrientes e benefícios à saúde, o suco de uva pode ser a escolha mais adequada, apesar do teor de açúcar”, comenta Elaine.
Principais aspectos das bebidas
O refrigerante zero não contém calorias nem açúcar, uma vez que é adoçado com adoçantes artificiais. Contudo, esses adoçantes artificiais preocupam alguns consumidores quanto a potenciais efeitos à saúde a longo prazo.
Segundo a matéria do MinhaVida, algumas pesquisas sugerem que, a longo prazo, os adoçantes artificiais podem afetar a microbiota intestinal ou até mesmo estimular o apetite, aumentando o consumo de calorias em outras refeições. Além disso, essa bebida não oferece nutrientes importantes, como vitaminas e minerais.
Por outro lado, o suco de uva contém nutrientes, especialmente o natural, que pode fornecer vitaminas, como a vitamina C, e antioxidantes. Além disso, o suco pode ter benefícios para a saúde cardiovascular devido a seus antioxidantes.
Vantagens e desvantagens
Foto: Shutterstock
Entre as vantagens do refrigerante zero está o fato de ele carregar poucas ou nenhuma caloria, o que pode fazer dele uma opção indicada para quem está tentando controlar o peso.
Ainda sob esse ponto de vista, como não contém açúcar, não causa picos nos níveis de glicose e insulina, o que pode ser benéfico para diabéticos, conforme a matéria do MinhaVida.
Já entre as desvantagens, além dos impactos dos adoçantes artificiais, há também o impacto psicológico. Isso ocorre porque o consumo de produtos “diet” pode fazer com que algumas pessoas se sintam mais livres para consumir mais calorias em outros pratos, acreditando que estão economizando nas bebidas.
Conclusão da nutricionista e recomendações
A nutricionista termina a matéria dando seu ponto de vista e indicando alternativas mais saudáveis.
Embora o refrigerante zero açúcar seja geralmente considerado uma opção mais saudável do que o refrigerante com açúcar em termos de calorias e impacto na glicemia, a saúde de quem escolhe consumir essa bebida a longo prazo pode depender de muitos fatores, como a quantidade ingerida e mudanças em outros hábitos alimentares, aponta Eliana Cristina Rosa.
A profissional aconselha ponderar opções mais saudáveis, como água com gás e chás, para reduzir o consumo de refrigerantes.
*Com informações MinhaVida.