scorecardresearch ghost pixel



Se quer ser mais feliz, neurocientista aconselha: ao acordar, veja a luz do sol

Veja por que um neurocientista de Stanford recomenda que você se exponha à luz do sol logo após acordar para melhorar sua saúde.



O que você faz assim que acorda? Escova os dentes ou toma café? Embora essas atividades sejam importantes, existe outro hábito que você deveria priorizar logo ao despertar, segundo Andrew Huberman, neurocientista de Stanford. Em entrevista ao portal Inc., Huberman destaca a importância de se expor à luz do sol pela manhã.

“Considero que ver a luz do sol da manhã está entre as cinco principais ações que apoiam a saúde mental, a saúde física e o desempenho”, apontou o especialista em um artigo.

Para Huberman, tomar sol pela manhã é tão valioso quanto dormir bem, manter uma alimentação saudável e se exercitar. Resumindo: o combo perfeito da boa saúde.

Por que ver a luz do sol ao acordar?

Foto: New Africa/Shutterstock

A razão por trás desse hábito está no fato de que a luz solar tem um impacto significativo no relógio biológico, no sistema imunológico, na concentração e no estado de alerta. Huberman explica:

“Ver a luz do sol nas primeiras horas depois de acordar (assim que possível, mesmo que através de nuvens) aumenta a liberação de cortisol no início do dia, o momento ideal para níveis elevados de cortisol”, afirma o neurocientista.

Vale destacar que o cortisol é um hormônio essencial para o corpo, responsável por regular o metabolismo, o sistema imunológico e a resposta ao estresse. Níveis elevados de cortisol pela manhã ajudam a manter a energia e o foco ao longo do dia.

Como extrair os benefícios?

Para maximizar os benefícios dessa prática, recomenda-se que, se o dia estiver ensolarado, as pessoas aproveitem os raios de sol por cinco a dez minutos logo ao acordar. Não há problemas em combinar essa exposição com outras atividades, como uma caminhada ou até estender a roupa.

A principal sugestão é evitar o uso de óculos escuros durante esse período e, claro, não olhar diretamente para o sol. Por outro lado, se o dia estiver nublado, é sugerido ficar ao ar livre por mais tempo:

“Mesmo em dias nublados, ainda há luz solar suficiente para desencadear efeitos positivos, mas será necessário aumentar a exposição para pelo menos 15 a 20 minutos”, destaca Huberman.

E se você acordar antes do sol nascer? Nesse caso, a melhor alternativa é acender o máximo de luzes possível assim que sair da cama. Depois, assim que puder, saia e tome sol para garantir os benefícios ao longo do dia.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário