A ora-pro-nóbis, uma planta alimentícia não convencional (PANC), tem ganhado atenção devido ao seu valor nutricional. Muitas vezes considerada uma praga, essa espécie é capaz de transformar a alimentação.
Segundo a Sustentarea, centro de extensão da Universidade de São Paulo (USP) sobre alimentos sustentáveis, PANCs abrangem partes de espécies vegetais usuais e inusitadas.
As PANCs valorizam a biodiversidade e enriquecem a dieta; ao consumi-las, contribuímos para uma alimentação mais variada e sustentável.
Ora-pro-nóbis é uma planta bastante peculiar e cheia de benefícios – Imagem: reprodução/Wikipédia
4 benefícios da ora-pro-nóbis para a alimentação
Típica da região Sudeste, especialmente de Minas Gerais, a ora-pro-nóbis se adapta facilmente a diversos climas e solos, sendo muito abundante no Brasil. Além disso, a planta oferece muitos nutrientes e é fácil de cultivar. Confira os nutrientes dessa espécie!
1. Fibras
As fibras presentes na planta são essenciais para uma digestão mais saudável. Incorporá-las em refeições como sopas, refogados e omeletes adiciona mais fibras à dieta, o que beneficia o sistema digestivo.
2. Minerais
Rica em ferro, cálcio e fósforo, essa PANC auxilia na saúde corporal. O ferro é vital para a produção de células vermelhas e transporte de oxigênio. Já o cálcio e o fósforo contribuem para deixar os ossos e os dentes mais fortes.
3. Proteínas
A ora-pro-nóbis é uma excelente fonte de proteína vegetal. Em 100 gramas, ela consegue entregar cerca de 2,7g de proteínas, o que a torna um ótimo complemento para dietas diversificadas, além de destacá-la, se comparada com outras folhas.
4. Vitaminas
A planta é abundante em vitaminas A e C. A vitamina A promove a saúde dos olhos e a imunidade, enquanto a vitamina C atua no crescimento celular, especialmente em ossos e vasos sanguíneos, ao combater os radicais livres.
Ao colher tal espécie, evite locais expostos a contaminações, como esgotos, e prefira hortas comunitárias ou feiras agroecológicas para adquiri-la.
Escolher fontes seguras para o cultivo em casa também é econômico e acessível. Assim, a ora-pro-nóbis pode ser incorporada à dieta de forma segura e saudável.