O Caixa Tem, novo aplicativo da Caixa Econômica Federal, foi criado para facilitar o acesso dos brasileiros a benefícios concedidos pelo governo. A ferramenta é utilizada, por exemplo, para o recebimento do auxílio emergencial, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Benefício Emergencial (BEm).
O aplicativo está disponível para celulares Android e iOS. A princípio, o cidadão só pode usar o valor depositado para pagamento de boletos ou compras pelo cartão de débito virtual e QR Code. Após algumas semanas, a quantia fica disponível para saque e transferência.
Muitos cidadãos, inclusive, se queixam do tempo de espera para poder sacar o benefício. Mas você sabia que é possível retirar o valor da conta antes do prazo de liberação para saque? Há três formas de fazer isso, confira!
Depósito em conta digital
O beneficiário poderá retirar o dinheiro da poupança social por meio de um boleto de depósito. Para isso, basta o usuário ser correntista de um banco digital para gerar o documento. O PicPay, Nubank, Mercado Pago, Banco Inter, Recarga Pay são algumas das instituições que oferecem a opção.
Em seguida, o trabalhador deve pagar o boleto utilizando o aplicativo Caixa Tem. O processo de transferência e depósito do dinheiro é feito em até dois dias úteis. Vale destacar que o app só autoriza pagamentos de até R$ 600.
Transferência pelo débito virtual
Outra alternativa para sacar o valor de forma antecipada é usar o aplicativo Guiabolso. Na plataforma, o trabalhador pode criar uma conta e adicionar os dados do cartão de débito virtual criado no Caixa Tem. Em seguida, pode começar as transferências gratuitas e a qualquer hora do dia.
Essa funcionalidade está disponível no Banco do Brasil, Caixa (cartão virtual), Bradesco, C6 Bank, Santander, Sicredi e Banco Inter.
Compras com débito virtual
Embora não seja uma maneira de sacar o dinheiro em espécie, o beneficiário pode movimentar o saldo da poupança digital com o cartão de débito virtual. O recurso, fornecido gratuitamente no aplicativo Caixa Tem, pode ser usado para compras na internet.
Além disso, o pagamento também pode ser feito por meio de um QR Code gerado nas maquininhas de cartão de estabelecimentos comerciais.
Leia também: Caixa Tem deve liberar crédito de até R$ 300 para brasileiros