Se você tem uma conta bancária e no fim do mês percebe que está perdendo todo seu dinheiro em taxas e tarifas, precisa revisar o que está pagando. De pequenos em pequenos valores, o cliente acaba sendo prejudicado, e isso pode ser evitado se ele apenas conhecer seus direitos.
1- Uma das tarifas mais comuns é de manutenção da conta, que gira em torno de R$ 30 reais por mês. Ao final de um ano, você terá pago R$ 360 mesmo sem utilizar muito os serviços do banco. Para evitar essa cobrança, fale com seu gerente que quer migrar a conta para a conta básica sem taxas, que é um direito garantido por lei a todos os cidadãos.
2- Outra tarifa que você pode esquecer é aquela paga para emitir o extrato bancário. Hoje, quase todos os bancos permitem que o cliente consulte suas transações no aplicativo, o que dispensando a necessidade de imprimir um papel. Mas se a única opção for acessar o extrato pelo caixa eletrônico, você pode inovar e tirar uma foto da tela.
3- A última taxa que você pode deixar de pagar é a cobrada por transferências e saques. Para isso, vale a pena conhecer os bancos digitais que vem dominando o mercado, e abrir sua conta digital com muita facilidade. Empresas como o Nubank e Banco Inter não cobram por TED e DOC, nem tampouco descontam taxas de manutenção.
Para ter uma conta digital na maioria das fintechs, o cliente só precisa baixar o aplicativo e fazer a solicitação. Basta apresentar documentos pessoais, comprovantes de renda e residência e esperar a abertura da conta para desfrutar de suas vantagens.
Leia mais: Nubank testa parcelamento em até 12x de compras à vista no crédito