A abóbora é um legume muito utilizado na culinária brasileira. Os doces feitos com abóbora são típicos e, inclusive, muito consumidos durante a época de festa junina. Contudo, a abóbora também pode ser consumida em saladas, pratos refogados, assados e cozidos. O que talvez você não saiba é acerca da quantidade de benefícios que esse vegetal pode proporcionar ao organismo.
Veja também: 6 bebidas com gengibre para fortalecer o corpo e aumentar a imunidade
Primeiramente, saiba que existem diversos tipos de abóboras presentes no mercado. Praticamente, todas as espécies apresentam nutrientes e funções bem semelhantes entre elas. Dessa maneira, não importa qual abóbora você prefere, o melhor é colocá-la no cardápio o quanto antes.
Veja quais são os benefícios da abóbora para o organismo
O nome do vegetal pode até variar entre as regiões do Brasil. Em alguns locais, a abóbora é conhecida como jerimum, por exemplo. Ela é rica em diversos nutrientes como vitamina A e vitamina C. Além disso, possui uma grande quantidade de fibras e conta com baixo teor de calorias. Em outras palavras, é um excelente alimento para compor dietas que visam o emagrecimento.
Confira alguns dos principais benefícios da abóbora:
- Fortalece e melhora a visão e a saúde dos olhos;
- Oferece sensação de saciedade em dietas;
- Aumenta a imunidade do organismo;
- Ajuda a perder peso;
- Trabalha na prevenção do câncer;
- Combate o aparecimento de rugas e o envelhecimento precoce.
Estas são apenas algumas das vantagens que o legume oferece para quem o consome.
Dicas de receita para potencializar as vantagens da abóbora
Uma receita simples e que pode ser feita para retirar o máximo de nutrientes da abóbora é a seguinte:
Cozinhe 1 kg de abóbora com pouca água na panela. Após estarem moles, esprema e bata no liquidificador. Volte o conteúdo para o fogo até que fique em consistência de purê. Na sequência, adicione 5 tabletes de caldo de carne. Por fim, despeje 1 caixa de creme de leite ou 200 ml de leite de coco na hora de servir.