O maior desafio para pessoas diabéticas é conseguir alinhar a alimentação para inserir itens adocicados. Claro que a ingestão de açúcar se torna bem restrita e não recomendada. Por isso, a melhor alternativa é procurar por frutas que supram o desejo por doces sem gerar crises de hiperglicemia.
Veja também: Frutas do verão: 5 melhores opções para emagrecer e aumentar imunidade
Abaixo separamos as frutas que podem ser ingeridas sem muitas restrições, além daqueles que merecem atenção especial. Quando mais fácil o açúcar da frutose for absorvido, menos indicado é o alimento para os diabéticos.
No final do texto também existe uma dica para ajudar a aliviar a vontade de comer doce nos momentos mais críticos. A sugestão também envolve o consumo de frutas e é aplicada por pessoas no mundo inteiro.
Confira as frutas que podem ser consumidas por diabéticos
Todas as frutas abaixo podem ser consumidas com casca e bagaço, se for o caso. São permitidas entre 3 e 4 unidades por dia. O que ocorre é que o açúcar destas frutas acaba enfrentando mais resistência para ser absorvido. Confira todas as opções viáveis:
- Banana prata;
- Tangerina;
- Pera;
- Laranja pera;
- Maçã;
- -Melão;
- Morango;
- Ameixa;
- Uva;
- Goiaba vermelha;
- Abacate;
- Kiwi;
- Manga.
Conheça as frutas que oferecem cuidados para serem consumidas
As frutas listadas abaixo oferecem açúcares de mais fácil absorção pelo corpo. Por isso, podem ser mais
- Jaca;
- Figo;
- Uva passa;
- Caqui;
- Ameixa seca;
- Pêssego em caldas.
Atenção
Uma dica importante para todos os diabéticos é consumir as frutas juntamente com outros alimentos. Uma forma interessante é misturar com folhas e saladas no geral. Outra maneira é fazer o consumo das frutas logo na sequência do almoço e do jantar.
Aliás, frutas cítricas tendem a diminuir o impulso de buscar por doces. Dê preferência para consumir frutas in natura e íntegras. Os sucos possuem mais açúcar do que fibras e outros elementos, por exemplo.