No final do mês de fevereiro foi anunciado pelo Governo Federal a criação de um novo documento de identidade que visa proporcionar mais segurança, evitando fraudes e facilitando a vida do cidadão brasileiro.
Leia também: WhatsApp vai implantar verificação de identidade para fazer pagamentos
Se você já trocou de RG algumas vezes deve ter notado que os números mudam a cada vez que você faz uma nova identidade. Além disso, se você trocar de Estado, o seu número de RG também deve mudar.
As trocas de números de RG podem acarretar em problemas para mudança de documentação e ainda facilitar fraudes.
Pensando em evitar esses problemas, foi aprovada pelo Governo Federal a mudança do documento de identificação.
O novo documento de identidade na verdade vai se unificado ao CPF, onde ficará com apenas um número, que é o do CPF já existente do cidadão.
Com essa mudança, muitas dúvidas estão pairando na mente dos cidadãos, pois, com certeza todos querem aderir a esse novo documento para aumentar a segurança e facilitar o dia a dia.
Veja como solicitar a nova carteira de identidade
O decreto para realizar a nova identidade entrou em vigor em 1º de março e os institutos de emissão têm até o dia 6 de março de 2023 para se adaptarem ao novo documento.
Além de ser unificado com o CPF, o novo documento de identidade também vai ser disponibilizado na forma digital, no aplicativo GOV.br. Dessa forma, o cidadão vai ter ainda mais facilidade para carregar o seu documento de identificação no seu smartphone.
Quanto custa para fazer a nova carteira de identidade?
Segundo o Governo Federal, a emissão da nova carteira de identidade será gratuita, no entanto, não será necessário pressa dos cidadãos para mudar de documento de identificação, visto que o modelo atual ainda terá validade por mais 10 anos para aqueles que possuem menos de 60 anos de idade. Para os maiores de 60 anos o prazo de validade é indeterminado.
Vale lembrar que o novo documento de identificação também vai possuir prazos de validade. Para as crianças de até 11 anos de idade, a validade vai ser de 5 anos, para as pessoas de 12 a 59 anos de idade, a validade vai ser de 10 anos e para as pessoas acima de 60 anos, a validade será indeterminada.
Outra funcionalidade do novo documento de identificação é que ele servirá também para a realização de viagens, visto que irá constar um campo para o mesmo código do passaporte.