O Cartão Cidadão é o cartão responsável por facilitar o acesso dos cidadãos aos benefícios sociais e trabalhistas e pode ser usado em todos os canais de pagamento autorizados pela Caixa Econômica Federal.
Veja também: Cartão cidadão: como tirar o documento que dá direito a benefícios
Quem tem acesso ao Cartão Cidadão?
O Cartão Cidadão é destinado, como já mencionamos anteriormente, para que os cidadãos tenham acesso aos benefícios trabalhistas e sociais. Assim, todas as pessoas que possuem direito a esses benefícios têm acesso a ele.
Ou seja, aqueles que possuem benefícios trabalhistas ou sociais disponíveis para saque, como FGTS, abono salarial, seguro desemprego e Auxílio Brasil, e que não possuem uma conta na Caixa, têm acesso ao Cartão Cidadão. Uma dica para estar em dia e ter acesso ao Cartão Cidadão é manter os dados cadastrais, como endereço e telefone, sempre atualizados.
Os que possuem uma conta individual, como conta poupança ou conta corrente na Caixa Econômica Federal, poderão ter o benefício creditado diretamente na conta, sem a necessidade de emitir o Cartão Cidadão.
Como emitir o Cartão Cidadão?
A emissão do cartão cidadão está relacionada à existência dos benefícios disponíveis. Logo, para solicitar seu Cartão Cidadão é fácil: basta que o interessado entre em contato com o número 0800 726 0207 ou se dirija até uma agência da Caixa e solicite a emissão do cartão.
Como consultar o Cartão Cidadão?
Com o Cartão Cidadão, é possível, ainda, que o indivíduo realize a consulta do saldo em conta, tanto pelo atendimento virtual quanto pelo atendimento presencial em uma agência da Caixa Econômica Federal.
No caso de escolher fazer a consulta através do atendimento virtual, acessando o site, é necessário seguir um passo a passo da consulta. Siga a leitura e fique por dentro de como consultar. Para realizar a consulta não é necessário ter o cartão em mãos.
Dicas para realizar a consulta
A princípio, o cidadão deverá acessar o site da Caixa Econômica Federal e se direcionar à página referente ao Cartão Cidadão. Na sequência, se o cidadão já tem cadastro, basta apenas que ele insira seus dados. Caso não tenha, é necessário realizar. Depois disso, veja os termos de uso, aceite e confirme a permissão de e-mail enviado.
Após seguir esses passos, verifique a aba superior e vá em FGTS para as opções de saque emergencial. Escolha a informação que deseja ter acesso e faça a consulta.