A inteligência emocional é uma habilidade extremamente importante para que nós possamos evoluir como pessoas e como profissionais. Infelizmente esse não é um assunto tão debatido no dia a dia e praticamente não é levantado nas escolas. Temos acesso às matérias básicas, mas ninguém prepara a nossa mente para as duras batalhas da vida.
Veja também: Maus hábitos de pessoas MUITO inteligentes: veja quais você tem
Se você ainda tinha dúvidas sobre a relevância do assunto, saiba que Harvard fez uma pesquisa apontando quais são os principais traços que definem que alguém é realmente inteligente emocionalmente. Essas pessoas têm uma chance maior de lidar de forma positiva com os problemas e com as situações difíceis.
Se você é identificar algum desses traços, saiba que tem um belo futuro! Agora se não tem, ao menos saberá onde começar a melhorar para se tornar um indivíduo mais à frente, um ótimo funcionário e até um patrão melhor.
1- Autoconsciência
A autoconsciência nada mais é que a capacidade de sintonizar as suas emoções. É assim que o sujeito aprende a como controlá-las e a tirar o melhor de cada uma. Ele sabe exatamente o que está sentindo, mas também o porquê está sentindo aquilo. O que o trouxe até ali? Essa noção irá ajudá-lo a saber como reagir.
Tendemos a entrar em pânico em situações onde as emoções estão à flor da pele. E pode ser qualquer uma: o medo, a raiva e até a felicidade. A autoconsciência te ajuda a lidar em cada uma, então se torna possível tomar a melhor decisão.
2- Autogestão
Primeiro falamos sobre a capacidade de entender os sentimentos, agora vamos abordar a habilidade de gerir esses mesmos sentimentos. Sabemos que as emoções exageradas fazem as pessoas tomarem decisões impulsivas, certo? Nem precisamos explicar o quanto a impulsividade é ruim, pois ela sempre nos faz tomar decisões mal calculadas que não dão qualquer garantia de que vão fazer bem… ou de que não vão fazer tão mal.
Gerir tudo isso para que não sejamos conduzidos ao erro é fundamental. Se parar para pensar, é assim que empresas crescem e que pessoas ganham promoções. Além disso, evita que cometamos erros com aqueles a quem amamos.
3- Consciência social
Nós não somos o centro do universo. Sim, às vezes é difícil ter isso em mente. Sempre há muita gente ao nosso redor, certo? Pessoas que vivem, sentem, se magoam, ficam alegres e com raiva. Todas são seres humanos assim como nós. Sendo assim, é muito importante que você tenha em mente que elas são diferentes. Você precisa saber navegar de uma para a outra, pois um bom líder sabe falar e lidar com vários tipos de pessoas.
Isso irá te ajudar a conhecer mais gente legal para criar laços e expandir seu ciclo, o que pode ser útil tanto social quanto profissionalmente.
4- Gestão de relacionamento
Esse é um conjunto de habilidades que permite ajudar aqueles que estão ao seu redor. Essa ajuda pode ser por meio de motivação, de inspiração ou até com os relacionamentos que as pessoas têm umas com as outras.
Além de te tornar alguém a quem todos querem ter por perto, permite também que você – caso seja dono de uma empresa, trabalhe em equipe ou tenha uma família grande – mantenha o grupo sempre unido, motivado e produtivo.