Por mais que estar apaixonado possa parecer um estado natural que experimentamos ou não, temos muito mais a dizer do que podemos pensar. A ciência mostrou que tomar ações mais amorosas pode fazer os casais se sentirem mais apaixonados. Isso quer dizer que todas as pessoas precisam aprender como amar.
Veja também: Como um primeiro encontro pode resultar em relacionamento sério
É verdade que o amor é mais um verbo do que um substantivo. Quanto mais expressamos amor, mais o acendemos em nosso parceiro e o cultivamos em nós mesmos. Confira como amar do jeito certo para agradar seu parceiro ou sua parceira.
Dicas para amar com qualidade e ter uma relação saudável
1 – Aprenda a ouvir mais
Quando passamos muito tempo com alguém, por um lado, podemos sentir que a conhecemos melhor do que qualquer outra pessoa. Por outro lado, podemos parar de notar certas coisas sobre eles à medida que se tornam mais familiares para nós mesmos.
Isso não é porque não estamos interessados ou não nos importamos. Muitas vezes, é só porque nossas vidas podem ficar ocupadas, rotineiras ou confortáveis, então paramos de conhecer ativamente a outra pessoa. Comece a ouvir mais e a dar mais atenção para amar direito.
2 – Preste atenção nos sentimentos
Além de ouvir o que seu parceiro ou sua parceira diz, deve-se sempre tentar perceber o que estão sentindo. É muito fácil distinguir os momentos em que eles parecem entediados e ficam verificando seus telefones daqueles em que estão sorrindo e animados.
Isso não significa que somos responsáveis por fazê-los felizes 100% do tempo. É apenas uma maneira de estar sintonizado e sensível ao que os outros estão tentando expressar. Essa consciência nos ajuda a conhecer verdadeiramente nossos parceiros e parceiras e entender as coisas que os fazem se sentir vistos e amados.
3 – Converse
Como sempre, o diálogo é o melhor caminho para estabilizar qualquer situação, já que ninguém tem o poder de ler mentes. Não há problema em fazer perguntas e incentivar nossos parceiros a nos informar onde estão e o que precisam de nós.
Além disso, é preciso conversar consigo mesmo e entender quais são as próprias demandas em matéria de amor. Essa é a melhor maneira de encontrar as formas mais interessantes de amar direito.