É verdade que arroz com feijão supera dietas famosas para emagrecer?

Quando se trata de alimentação saudável existem muitos mitos baseados no senso comum que acabam atrapalhando os resultados no processo de emagrecimento.



Se você está em um processo de reeducação alimentar, sabe que muitas dúvidas levam a vários erros. Contudo, comece pelas opções mais simples que não deixam a desejar quanto aos valores nutricionais. 

Veja também: Café da manhã reforçado está associado ao emagrecimento?

A culinária brasileira é versátil e nutritiva devido a quantidade de grãos e vegetais, então não esqueça de usar essa potencialidade a seu favor quando estiver pensando no melhor cardápio. 

Opinião dos especialistas 

Ao decidir adotar um certo estilo de vida, é imprescindível entender qual a opinião dos especialistas da área médica e nutricional. Portanto, antes de identificar dietas da moda que podem não ser eficientes, investigue os resultados observados empiricamente.

Afinal, resultados duradouros dependem de práticas eficientes que consideram a sua saúde e necessidades biológicas específicas. Sendo assim, há uma série de proposições colocadas pela Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutricional que conseguem orientar suas decisões. 

Combinação que não tem erro 

O arroz é uma excelente fonte de carboidrato, principalmente na sua forma integral, devido a fonte de nutrientes. Ainda sim, apresenta pouca proteína e precisa ser associado a leguminosas que concentram valor proteico superior.

Não existe nada melhor do que o feijão, seja carioca, preto ou demais variações encontradas no país. Essa dupla fornece a quantidade de macronutrientes indispensáveis para a manutenção do metabolismo: lipídios, gordura, carboidrato e proteína.

A alimentação saudável não precisa ser complexa 

A partir do surgimento de opções dietéticas low carb, mediterrânea, cetogênica, dukan, entre outras, parece que a alimentação saudável passou a ser um tema complexo. Isso dificulta a adesão de muitos a um cardápio simples e suficiente no papel de acelerar a perda calórica.

Nesse paradigma, o arroz e o feijão são deixados de lado, quando representam uma combinação que fornece saciedade e energia para quem precisa emagrecer. 

É importante ressaltar que a quantidade de cada um dos ingredientes deve considerar sexo, altura e idade e a inclusão de vegetais continua sendo necessária.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário