O primeiro turno das Eleições 2022 acontece neste domingo, 2 de outubro e, por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), todas as zonas eleitorais serão fechadas em conjunto em todas as regiões do Brasil, independente do horário. O medida fará com que seja possível começar a divulgação dos resultados a partir das 17h (horário de Brasília).
Leia mais: Vai acabar: prazo para baixar e-Título termina neste sábado
Brasileiros de todo o país poderão votar das 8h às 17h, tanto no primeiro quanto no segundo turno, caso ocorra. No caso de moradores que residem em lugares com fuso horário diferente de Brasília, é importante que eles se atentem para não chegarem atrasados e perderem o dia de votação.
Horário de votação de acordo com a região
- Acre e parte oeste do Amazonas (cidades de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini e São Paulo de Olivença) – das 6h às 15h;
- Arquipélago de Fernando de Noronha – das 9h às 18h;
- Estados das regiões Nordeste, Sudeste e Sul; estados de Amapá, Goiás, Pará e Tocantins, além do Distrito Federal – 8h às 17h;
- Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e parte leste do Amazonas (cidades que seguem o fuso de Manaus) – das 7h às 16h.
Quando começa a apuração dos votos?
Devido a unificação do horário da votação por ordem do TSE, a previsão é que o resultado da apuração saia mais rápido. Até então, ela acontecia somente depois do recolhimento dos votos do Acre, tudo para evitar que os resultados parciais influenciassem as pessoas que vivessem em lugares com seções ainda em aberto.
Vale destacar que o horário limite diz respeito à chegada na seção eleitoral. Mesmo eleitores que tenham entrado, mas estão no final da fila, por exemplo, ainda receberão senhas para poder deixar seu voto normalmente. Somente aqueles que chegarem após o horário permitido é que serão impedidos de participar da votação.