O Google está fazendo o possível para reduzir os problemas envolvendo suas plataformas, como a loja de aplicativos. Dessa maneira, emite comunicados para alertar o público acerca de ataques hackers e aplicações perigosas. Portanto, fique atento aos alertas para manter suas informações protegidas, atualizando sempre que precisar, o sistema operacional do aparelho.
Veja também: Em evento da Lenovo, Motorola anuncia celular dobrável
Verifique a procedência dos seus downloads
Mais da metade das ferramentas disponíveis na Play Store é considerada malware, ou seja, danifica servidores. Sendo assim, dados pessoais como endereços, meios de contato e outros registros são compartilhados entre terceiros. Antes de baixar qualquer app, certifique-se da sua procedência para não compartilhar suas atividades online livremente.
Mais uma lista de invasores
Frequentemente são divulgadas listas envolvendo malwares de todos os tipos e este mês não foi diferente. A equipe de segurança notificou os colaboradores e mostrou que vários recursos eram perigosos. Conversores de arquivos, programas de criar listas e até um Instagram falso foram encontrados na varredura. Todos devem deletar os aplicativos abaixo:
- High-SpeedCamera.
- Smart Task Manager.
- Flashlight+.
- K-Dictionary.
- BusanBus;Quick Note.
- Currency Converter.
- Joycode.
- EzDica.
- Instagram Profile Downloader.
- Ez Notes.
- 손전등;계산기;달력메모장.
Colabore com a privacidade de outras pessoas
Não deixe de denunciar aplicativos que parecem querer promover golpes, sinalizando aos desenvolvedores. É preciso que as alterações de segurança sejam feitas com eficiência para proteger a privacidade de todos. Acessar links desconhecidos ou instalar um aplicativo sem conhecer direito sua política de dados ou a autoria de quem o criou, pode gerar danos irreversíveis.
Os malwares estão disfarçados
Mesmo que o app seja útil, isso não descarta seu potencial de roubar informações confidenciais. Esses mecanismos estão escondidos em jogos, calculadoras e nas ferramentas que as pessoas mais procuram. Não se deixe enganar pela aparência, busque saber exatamente a finalidade de tudo aquilo que você acessa no ambiente virtual.