A cebola faz parte do dia a dia do brasileiro. É um tempero essencial para os preparos mais comuns da nossa alimentação. Há quem não goste, mas é inevitável que ela dá um sabor especial à comida, além de trazer benefícios à nossa saúde.
Veja também: Cheiro de alho e cebola impregnado nas mãos: este é truque infalível para tirar
Porém, todo mundo que cozinha sabe que existe um inconveniente: frequentemente choramos ao descascar e cortar cebola. Esse é um problema comum do dia a dia na cozinha, mas pode ser contornado com um truque muito simples.
Por que choramos ao cortar cebola?
Primeiro, vamos entender por que isso acontece. No interior das células da cebola, existem compostos químicos que contém enxofre.
Ao cortar o tempero, se rompem algumas células. Isso libera substâncias químicas no ar, e sob ação de enzimas, elas se transformam em compostos sulfurados, que evaporam facilmente. Eles transformam-se em gases que irritam os olhos.
O truque para cortar cebola sem lacrimejar
Um macete muito utilizado é o ato de colocar a cebola de molho em água fria durante cerca de meia hora antes de cozinhar. Assim, o gás que ela expele ao ser cortado será reduzido.
Vale dizer que existe outro benefício de colocar a cebola de molho: quando a colocamos já fatiada em água gelada, o seu sabor é suavizado. Isso a ardência, o que ajuda a agradar o paladar de quem não é o maior fã de cebola.
Benefícios da cebola na nossa alimentação
Existem muitas vantagens em cozinhar utilizando a cebola como tempero, ou mesmo como ingrediente importante na receita, como a cebola assada ou sopa de cebola. Veja alguns deles:
- A cebola é rica em quercetina: flavonoide antioxidante que ajuda a reduzir a pressão arterial e melhora a saúde do coração;
- Pode reduzir o nível de açúcar no sangue;
- Seu consumo pode aumentar a massa óssea;
- Reduz o risco de câncer de estômago, mama, cólon e próstata;
- Possui vitamina C, essencial para a nossa imunidade.