Você já ouviu falar no andar Teabag? A caminhada “saquinho de chá” ganhou notoriedade em alguns países. O nome pode parecer esquisito, mas se trata de um estilo de se caminhar que não visa apenas a eficiência de chegar em algum lugar.
Veja também: Vai começar a dieta? Veja os 10 melhores alimentos para emagrecer
O objetivo de caminhar dessa maneira é um maior gasto calórico e, claro, a diversão. Para adotar esse estilo, basta se mover para frente com as pernas levemente dobradas. Intercale esse movimento com chutes altos e saltos para trás.
Essa caminhada foi popularizada pelo ator britânico John Cleese, que interpretou o Sr. Teabag no grupo de comédia Monty Python. Esses movimentos também são chamados de “caminhada tola”. A descoberta foi publicada no periódico científico BMJ (British Medical Journal).
Confira a seguir um vídeo da esquete de humor do grupo britânico Monty Python, de 1971, no que foi chamado de Ministério dos Andares Idiotas. Veja:
Caminhada “maluca” traz resultados
Um estudo da Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos, também percebeu que essa forma de andar exige um esforço significativamente maior do que o de uma caminhada normal. Em outras palavras, o gasto de energia é cerca de 2,5 vezes maior.
Outro efeito é um consumo de oxigênio alto, equivalente ao de um exercício de alta intensidade. Ou seja, substituir o andar normal pela “caminhada maluca” por cerca de 12 a 19 minutos por dia aumenta o gasto de energia em cerca de 100 calorias.
Qualquer caminhada gera benefícios
Embora esse novo estilo de caminhar seja ótimo para emagrecer, qualquer tipo de caminhada traz resultados nesse sentido. Alguns benefícios são:
- Melhora a saúde cardiovascular: aumenta a frequência cardíaca e a circulação sanguínea e pode ajudar a controlar a pressão arterial.
- Reduz o estresse e a ansiedade: pode ser uma atividade relaxante e meditativa que pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.
- Fortalece os músculos e ossos: isso pode ajudar a prevenir a perda óssea e a fraqueza muscular, principalmente em pessoas mais velhas.
- Melhora a flexibilidade e o equilíbrio: a caminhada pode ajudar a melhorar a estabilidade do corpo, o que pode ajudar a prevenir quedas e outras lesões.