scorecardresearch ghost pixel



Você faz estas 5 coisas achando que ficará feliz, mas o efeito é outro

Confira quais são alguns dos principais mitos que envolvem a felicidade no mundo inteiro. Se você quer mesmo ser feliz, precisa parar de fazer estas 5 coisas em sua vida.



Quem não gostaria de ser mais feliz, certo? Talvez não exista nenhuma fórmula verdadeira para a felicidade, mas com certeza existem muitas para a tristeza.

Veja também: Inimigos do cérebro: 5 hábitos perigosos que MATAM sua saúde mental

Pensando nisso, separamos 5 coisas que você faz pensando que podem te deixar feliz, mas causam o efeito oposto.

1 – Evitar as emoções negativas

Uma pesquisa da Universidade de Yale mostra que evitar entrar em contato com as próprias emoções negativas pode ser o motivo da sua tristeza. Embora você acredite que a felicidade não tem como resultado desse tipo de sensação, a resposta é justamente o contrário disso.

“Temos a ideia equivocada de que uma vida feliz e significativa significa sentir-se bem o tempo todo e evitar nossas emoções negativas”, diz Laurie Santos, cientista cognitiva e professora de psicologia na Universidade de Yale.

2 – Morar em uma grande cidade pode não te deixar feliz

A pesquisa também demonstrou que morar em uma grande metrópole, como Nova Yorke ou São Paulo pode não te deixar feliz.

De acordo com um estudo, as pessoas que residiam em cidades eram 21% mais propensas do que aquelas em áreas rurais a experimentar um transtorno de ansiedade e 39% mais propensas a ter um transtorno de humor como depressão maior. Aqueles que moram em áreas com muito barulho na estrada tiveram 25% mais chances de relatar sintomas de depressão do que pessoas que moram em bairros tranquilos.

3 – Tempo livre demais não é coisa boa

Uma análise de 2021, publicada no Journal of Personality and Social Psychology, mostra que ter tempo livre é importante, mas quando ele é demais pode ser prejudicial para sua saúde.

“O que descobrimos é que, se você tem muito tempo livre, não fica necessariamente mais feliz e, em alguns casos, fica menos feliz”, diz a autora do estudo, Marissa Sharif.

4 – Busca pelo sucesso pode não te fazer feliz

Outro mito muito comum na sociedade contemporânea é que a busca pelo sucesso vai trazer felicidade para as pessoas. No entanto, isso não é verdade e pode ainda levar à tristeza crônica.

A Academia de Estudos da Felicidade já constatou que conquistas materiais podem realmente aliviar algumas tensões, mas não são capazes de deixar uma pessoa verdadeiramente feliz. A alegria proporcionada pelo sucesso é passageira e breve demais.

5 – Não socializar e estimular o anonimato

O que não faltam são estudos que comprovam a necessidade humana de socialização. Dessa forma, evitar o anonimato e as atitudes anti-sociais é fundamental para quem quer ser mais feliz.




Voltar ao topo

Deixe um comentário