Virginia Fonseca, influenciadora digital, costuma dividir o dia a dia com seus seguidores. Contudo, na última sexta-feira, 27, as notícias não eram tão boas como de costume. Isso porque, ela decidiu compartilhar um diagnóstico que recebeu recentemente: Disfunção Temporomandibular (DTM). A doença pode ter seu quadro agravado por conta de cáries nos dentes.
Leia mais: Virginia Fonseca choca seguidores com o faturamento de suas empresas
Nesse sentido, Rauline Borges, dentista da influenciadora, explicou que lesões na arcada dentária, causadas por cáries, por exemplo, podem alterar o padrão de fechamento da boca. Na prática, tal ação provoca o quadro de disfunção temporomandibular (DTM).
Motivos que causam DTM
A doença ocorre quando, por exemplo, uma cárie não é tratada imediatamente ou quando a instalação reparadora não fica dentro de um padrão satisfatório. Desta forma, ocorre uma mudança na posição dos dentes, alterando o padrão de fechamento da boca.
Em suma, a Disfunção Temporomandibular causa desconforto, dores no local e enxaqueca.
No caso específico de Virgínia Fonseca o quadro foi gerado por uma “resina malfeita” em um dente, o que alterou o padrão de fechamento de sua boca.
Tratamento
Hoje, o principal tratamento para a DTM é a placa de acrílico. Em outras palavras, o aparelho protege a arcada dentária e reduz dores no local da inflamação. Já em casos mais simples, como é o da influenciadora digital, a retirada da cárie também pode solucionar de vez o problema.
Saúde bucal
Vale lembrar que a principal causa das cáries é a ingestão de açúcares e carboidratos atrelados à uma higiene aquém da necessária.
Por fim, as cáries são fáceis de serem evitadas. A recomendação dos dentistas é promover higiene bucal completa, com escovação e uso de fio dental todos os dias.