A batata frita acabou virando um dos aperitivos mais pedidos por vegetarianos e veganos nas grandes redes de fast food. Um tiktoker norte-americano acabou revelando o “segredo” das batatas fritas do McDonald’s, o que chocou pessoas do mundo todo, principalmente aqueles quea compravam acreditando fazer uma escolha consciente.
Leia mais: Demissões e novo cardápio: o que está acontecendo com o McDonald’s?
Em seu vídeo com mais de 10,1 milhões de visualizações, Jordan Howlett afirma que o McDonald’s usa um ingrediente especial para queas suas batatas fritas tenham um gosto diferente das dos demais restaurantes. Na lista de ingredientes das batatas no cardápio online dos Estados Unidos, é possível ver que a receita conta com um “sabor natural de carne” entre os componentes. O que isso quer dizer, afinal?
“O McDonald’s cozinha suas batatas fritas com sabor de carne misturado ao óleo vegetal”, afirmou Howlett em seu vídeo compartilhado no TikTok. Ao ser questionado pelo NY Post sobre o motivo da postagem, Jordan disse que resolver fazer o vídeo porque muitas pessoas poderiam estar comendo carne sem saber. “Se contém carne ou não, não muda minha opinião sobre as batatas fritas do McDonald’s. Eu ainda gosto”, afirmou.
Óleo com sabor carne
No site, é possível encontrar um detalhamento sobre como o aperitivo é feito. Segundo o texto publicado, os fornecedores fritam parcialmente as batatas cortadas em uma mistura de óleo que tem um sabor de carne. “O sabor natural da carne contém trigo hidrolisado e leite hidrolisado como ingredientes iniciais”, afirma a empresa.
Esse assunto não é uma novidade nas mídias.
O “sabor natural de carne” vem sendo discutido há anos pela indústria. Em 2015, o site Eater identificou que a maioria das empresas não usa carne bovina em pratos que só teriam o sabor dela devido ao alto preço do ingrediente. Dessa forma, uma mistura foi criada, utilizando aminoácidos, açúcar comum, ácido cítrico e alguns aditivos.
McDonald’s já foi processado por suas batatas fritas
Segundo o NY Post, a receita das batatas fritas do “Méqui” já sofreu algumas alterações com o passar dos anos. Até os anos 90, elas eram feitas com óleo de semente de algodão e gordura bovina. Após diversas polêmicas, a rede decidiu manter apenas o óleo vegetal.
Já no início dos anos 2000, o McDonald’s foi processado por um grupo de religiosos que não comem carne devido à adição do produto bovino na batata. Com isso, o restaurante adicionou o ingrediente à receita pública do produto.
O ingrediente acabou sendo alterado para “sabor natural” algum tempo depois.
A batata pode ter diferentes características. Elas mudam de acordo com o local no qual ela é vendida. Assim, na versão britânica, as batatas são listadas como vegetarianas, mas o cardápio brasileiro não dá detalhes sobre os ingredientes usados no acompanhamento, apenas informa que contém soja na composição.