Vem granizo aí! Climatempo faz alerta para este estado nesta terça (25/04)

Se você está planejando sair de casa hoje, é preciso ficar atento com o possível risco te uma tempestade com granizo em alguns locais do país.



A ação de um cavado meteorológico em junção com uma área de baixa pressão atmosférica intensificará as nuvens carregadas e aumenta as chances de temporais no oeste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul hoje (25).

Leia mais: Mais frio aí! Nova massa de ar polar chega a partir desta segunda (24/04)

Dessa forma, o alerta emitido pelo Climatempo indica presença de temporais, com chuvas volumosas acompanhadas de rajadas de vento entre 50 e 70 km/h. Além disso, há grandes chances para queda de granizo no oeste, noroeste e centro do Rio Grande do Sul. Atenção também para os moradores do meio oeste de Santa Catarina.

Devido a essa condição, é necessário que os moradores dessas áreas fiquem atentos ao saírem de casa ou ao deixarem os carros na rua, visto que as pedras de gelo podem machucar e também danificar a tintura dos automóveis. Além disso, outros transtornos também podem ser causados pelo granizo, como quebra de telhas do telhado e danificar plantações.

Como o granizo é formado?

O granizo se forma dentro das grandes nuvens de tempestade, conhecidas como Cumulonimbus. Essas nuvens são grandes verticalmente, o que faz com que elas atinjam os altos níveis da atmosfera. Nesse nível, as temperaturas são abaixo de 0ºC e inferiores a -40ºC no seu topo.

Ao ter contato com essa baixa temperatura, as gotículas e formam a nuvem acabam virando pequenas pedras de gelo. Assim, outras gotículas de água e pedras de gelo já formadas, acabam se chocando dentro da própria nuvem, que vão congelando juntas até que formem grandes aglomerados de gelo.

Desse modo, essas grandes pedras ficam mais pesadas ao se juntarem e começam a cair das nuvens. Durante o percurso da base da nuvem até o chão, essas pedras vão perdendo o tamanho. Isso porque elas vão derretendo ao passarem por camadas da atmosfera que estão com temperaturas acima de 0ºC.

No entanto, mesmo com essa perca, as pedras de gelo podem chegar à superfície do tamanho de um ovo ou até maiores, o que geralmente causa bastante movimentação nas redes sociais.




Voltar ao topo

Deixe um comentário