Para um churrasco perfeito, não cometa ESTES erros de principiantes

Para fazer um bom churrasco, você precisa evitar alguns erros que já são comuns entre alguns brasileiros. Confira as dicas e arrase no preparo.



Prepare-se para ser o rei ou a rainha de qualquer churrasco, pois você será a pessoa mais imbatível da turma após adotar algumas dicas que vão turbinar a sua reunião de final de semana. Um dos momentos mais tradicionais e queridos da cultura brasileira não aceita erros! Veja o que precisa ter em mente para que o churrasco seja perfeito.

Leia mais: Churrasco não se resume a picanha! Veja 3 carnes baratas e tão boas quanto

Se engana quem pensa que uma boa churrascada depende só de uma carne de primeira. O sucesso no preparo envolve muitos fatores e até os mínimos detalhes. Mesmo sendo algo tão comum para grande parte dos brasileiros, muita gente ainda comete erros básicos, que comprometem toda a brincadeira. Cuidado com isso!

Um bom churrasco não aceita erros

A primeira falha a ser evitada é o excesso de sal. Salgar demais a carne pode deixar a peça desidratada, ou seja, ela vai perder toda a maciez, mesmo se for a melhor das emlhores. Use a quantidade certa de sal e dos demais temperos.

Outro erro comum é economizar no carvão.

Quando isso acontece, o fogo fica muito fraco. Se a brasa não estiver bem quente, a carne não cria a crosta crocante e saborosa que todo mundo ama, afinal de contas, é isso que diferencia o churrasco dos demais preparos de carne.

Não poupe o carvão, hein? Atenção também ao risco de contaminação cruzada. Usar a mesma tábua para cortar as carnes cruas e assadas pode transferir bactérias de uma para outra. Separe cada uma tábua para cada coisa e dê preferência para as de vidro, pois elas não “riscam” e mantêm sujeira ou bactéria.

Escolher as melhores carnes também é fundamental para garantir um churrasco perfeito. Para o chef Fabio Lazzarini, uma churrascada de qualidade é sinônimo de carne de boa de verdade.

Não se esqueça também de que o corte das carnes é um fator importante para garantir todo o sabor e a suculência da peça. Cortá-la no sentido contrário das fibras musculares pode deixá-la mais macia e fácil de mastigar.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário