Você estava procurando por uma mistura no congelador e se deparou com algumas carnes que nem se recordava de ter guardado? Essa é uma situação comum, mas será que é seguro consumir alimentos que foram “esquecidos” na geladeira? Entenda melhor o assunto agora.
Veja também: Não se assuste ao saber por quanto tempo sua comida aguenta na geladeira
Embora algumas pessoas acreditem que alimentos congelados, mesmo as carnes, não possuem prazo de validade. No entanto, a verdade não é exatamente assim.
Segundo vários estudos, congelar carnes e outros ingredientes aumenta a validade deles. Porém, isso não os torna duráveis para sempre.
No caso dos alimentos de origem animal, é sempre importante garantir que tenham boa procedência e ótimo manuseio. Sempre conserve no freezer, não no refrigerador, pois devem ficar congelados.
Confira quanto tempo as carnes podem durar se estiverem bem armazenadas na sua casa.
Quanto tempo as carnes podem ficar na geladeira com segurança?
Primeiramente, saiba que as informações abaixo estão relacionadas a um estudo da Food and Drug Administration (FDA), dos EUA. Isso quer dizer que os dados fazem referências às descobertas que a autoridade sanitária estadunidense utiliza como parâmetro.
Conforme as análises apresentadas, existem diferenças entre o tempo que as carnes de animais diferentes podem ficar armazenadas.
- Carne bovina e carnes moídas: podem ficar congeladas por um período entre 8 e 12 meses. Cortes muito gordurosos não devem passar de 2 meses.
- Carnes de aves: ao contrário do que se imaginava, frango, peru e outras aves duram mais tempo no congelador. É possível manter no freezer por 12 meses sem perder características de textura e sabor. Porém, asas e peitos podem ser consumidos em até 9 meses.
- Carne suína e cordeiro: esses cortes podem durar até 12 meses se forem magros. Porém, o ideal é consumir em 4 meses.
- Peixes e frutos do mar: por fim, carnes de peixes e frutos do mar podem ficar até 6 meses no congelador. Camarões frescos não devem passar de 3 meses, por segurança.