Não tem erro: 6 cortes de carne que deixam qualquer churrasco saboroso

As festas que encerram o mês de dezembro merecem um bom churrasco acompanhado de carnes que se destacam por terem um sabor irresistível.



O churrasco é um método de preparo de carnes que inclui o uso da brasa, da grelha e até do vapor durante o cozimento. Sendo assim, busca evidenciar as características positivas de determinado corte, ao lado da farofa e do vinagrete.

Veja também: Transforme sua alimentação: 6 alimentos poderosos para equilibrar a glicemia e emagrecer de forma saudável

Nesse caso, é essencial conferir as opções disponíveis no açougue que entregam qualidade. Afinal, um bom filé ou espetinho começa na escolha da peça conforme os ingredientes disponíveis e a preferência dos convidados.

Top 6 carnes que se destacam em um churrasco

  • Bife ancho
Carnes Churrasco
Foto: BrazilPhotos / Getty Images

A princípio, o bife ancho é um corte nobre e suculento, retirado da parte dianteira do contrafilé. Portanto, apresenta uma camada de gordura que mantém a carne macia e saborosa durante muito tempo. Logo, deve ser temperado apenas com sal grosso e assado na grelha por cerca de 15 minutos, virando uma vez.

  • Short rib
Carnes Churrasco
Foto: pixelshot / Getty Images

Em segundo lugar, o short rib corresponde à costela bovina, que tem osso e carne entremeados. Então, precisa de um tempo maior de cozimento, no intuito de que as camadas desfiem. Dito isso, adicione sal, pimenta, alho e ervas, e deixe-o na brasa por duas horas, envolvido por um pedaço de papel alumínio.

  • T-bone
Carnes Churrasco
Foto: Evgeny karandaev / Getty Images

O t-bone reúne dois tipos de carne em um mesmo pedaço: o filé mignon e o contrafilé, separados por um osso em forma de T. Desse modo, agrada a todos os paladares, pois tem uma parte mais magra e outra mais gordurosa. Ou seja, comece usando sal e pimenta, enquanto grelha por 5 minutos cada lado.

  • Shoulder steak
Carnes Churrasco
Foto: Novilho Premium / Reprodução

Quanto ao shoulder steak, é um corte que vem do ombro do boi, também conhecido como miolo da paleta. Devido à textura firme e um sabor marcante, é aconselhável servi-la bem passada. Em relação aos acompanhamentos, use sal, alho, vinagre e mostarda, grelhando por 20 minutos todos os lados.

  • Prime rib
Foto: NightAndDayImages / Getty Images Signature

Além do short rib, o prime rib é equilibrado e vale o investimento, graças à quantidade certa de gordura e carne. De fato, destaca-se pela suculência, ao ter adicionais de sal, pimenta, tomilho e alecrim. Esse resultado depende de uma hora de cocção, sem virar, usando um forno ou a própria brasa.

  • Porterhouse
Foto: BDMcIntosh / Getty Images Signature

Por último, o porterhouse é o verdadeiro rei dos bifes, pois combina três tipos de carne em um só pedaço: o filé mignon, o contrafilé e o alcatra. Outra vantagem é o ponto que se inicia após 15 minutos, tornando a receita prática. Por esse motivo, coloque sal, pimenta e manteiga, evitando especiarias fortes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário